Por quanto tempo a massa de madeira deve secar antes de ser selada?
wood image by Marvin Gerste from Fotolia.com
Existem três níveis de dureza para massas de madeira: o inicial, o intermediário e o rígido. Esses níveis de dureza dependem do tempo dado ao processo de secagem e da temperatura do ambiente. Geralmente, a massa enrijece mais rapidamente em temperaturas quentes. O selante só deve ser aplicado depois que a massa estiver completamente seca.
Tipos de massa
Existem dois tipos diferentes de massa. A pasta é usada para pequenos reparos, como buracos de pregos. Essa massa tem uma composição simples, seca rapidamente e estará pronta para selar em aproximadamente duas horas. Já o epóxi tem uma composição de duas partes, projetado para ser tão resistente quanto à madeira. A massa de epóxi é usada em reparos maiores, como mobília danificada ou para consertar uma parte podre, e requer pelo menos 24 horas de secagem antes de ser selada.
Secagem inicial
A secagem inicial para o epóxi pode acontecer em 10 minutos para temperaturas maiores que 32°C, e em 30 minutos a 21°C. Essa secagem inicial deve ser selada enquanto ainda estiver macia e puder ser facilmente quebrada. O objetivo dessa secagem é permitir que a massa se molde à forma do objeto e se misture com o resto da madeira.
Secagem intermediária
Depois de cerca de duas horas de secagem, a massa de epóxi estará no estágio intermediário. A camada externa da massa agora está completamente seca, e parece mais rígida que a madeira. Nessa fase, é possível lixar a massa para que fique lisa, mas ainda não deve ser selada.
Secagem rígida
Depois de 24 a 48 horas, dependendo de quantas camadas separadas você aplicou, a massa terá tido tempo para secar por toda superfície da madeira e estará rígida. Se você tiver várias camadas de massa, espere 48 horas. Com apenas uma camada, você pode selar depois de 24 horas.
Mais Artigos
Referências
Sobre o Autor
Brenda Priddy has more than 10 years of crafting and design experience, as well as more than six years of professional writing experience. Her work appears in online publications such as Donna Rae at Home, Five Minutes for Going Green and Daily Mayo. Priddy also writes for Archstone Business Solutions and holds an Associate of Arts in English from McLennan Community College.
Créditos Fotográficos
wood image by Marvin Gerste from Fotolia.com