Instrumentos para banda de salsa

A salsa é um estilo ardente de música dançante

Creatas/Creatas/Getty Images

A salsa engloba muitos estilos picantes da música latina para dançar, desenvolvidos predominantemente por músicos porto-riquenhos de Nova Iorque nos anos 1960 e 1970. Ela combina elementos das Big Bands da era do jazz com ritmos tradicionais afro-cubanos. As bandas de salsa criam seu som inflamado com instrumentos de ampla variedade de tradições.

Percussão

A percussão é a espinha dorsal da salsa

Creatas/Creatas/Getty Images

A seção de percussão é considerada a parte mais importante da banda de salsa. Os percussionistas produzem os famosos ritmos de salsa com uma ampla variedade de instrumentos. A "clave" ou "grenadilla" é um dos instrumentos de percussão mais importantes. Ela consiste de dois rolos de madeira de lei batidos juntos para produzir o que é conhecido como o ritmo de "grenadilla", que é considerado o ritmo básico da salsa. As "congas", também chamadas de "tumbadoras", tocam um ritmo chamado de "tumbao", que dá apoio a outros ritmos e à linha do baixo. Tambores chamados de timbales ajudam a criar ritmos sincopados, ênfases, "fills" (tipos de batidas) e outros padrões. Outros instrumentos de percussão incluem maracas, sinos de vaca, reco-recos e bongôs.

Outros instrumentos fundamentais

Os ritmos da salsa são pontuados por metais, incluindo trombones e trompetes. Segundo o "National Geographic Music", o trombone é um dos elementos definidores da salsa. O piano contribui com um ritmo melódico importante chamado de "montuno", que apoia as melodias instrumentais e vocais. A guitarra-baixo fornece a linha do baixo chamada de "tumbao", que ajuda a integrar o montuno do piano com os ritmos fornecidos pelo tambor "conga". A guitarra fornece um ritmo chamado de "guajeo", que também ajuda a apoiar os vocais e as melodias. Dependendo da linha da banda, do arranjo musical e do gênero específico, violinos podem alternar entre tocar melodias, solos e ritmos como o guajeo.

eHow Brasil
×