Como interpretar exames oftalmológicos
business man with eye test chart image by Jorge Casais from Fotolia.com
Os exames oftalmológicos registram a capacidade e a saúde de seus olhos. Tais exames fazem observações e comentários sobre a habilidade que sua visão possui para realizar tarefas básicas. Estes exames utilizam uma gama de abreviações que dificultam a compreensão, então reserve um tempo para aprender como interpretar e/ou ler o seu exame de vista para que consiga identificar seu resultado sem precisar pedir a ajuda de um profissional.
Step 1
Familiarize-se com as terminologias básicas. OD refere-se ao seu olho direito; OE a o esquerdo; ODI refere-se a ambos os olhos. Os dados do olho direito são apresentados antes do esquerdo. O optometrista irá testar cada olho separadamente para constatar a saúde e capacidade de ambos.
Step 2
Compare os seus números com a numeração padrão. Nós todos sabemos que uma visão saudável é aquela que apresenta 20/20. Isso refere-se a forma como as pessoas veem sem nenhum problema a uma distância de seis metros. Portanto, 20/20 OD e OE significa que tanto seu olho direito quanto o esquerdo estão normais.
Step 3
Aprenda outras abreviações que indicam habilidades dos olhos desde 20/20 descendo até 20/40 das carreiras das letrinhas da chamada tabela de Snellen. Todas essas medidas são tiradas com seis metros de distância entre o quadro e o paciente. Os valores das correções são indicadores do grau de miopia (com o sinal negativo antes do número) ou de hipermetropia (se o sinal for positivo). Os números entre parênteses correspondem ao astigmatismo.
Step 4
Leia os dados normais e os disfuncionais separadamente. Debaixo do título "acuidade visual" você verá que os resultados ficam dispostos em duas partes: grau de longe e grau de perto. Os números que aparecem antes da abreviação ".esf" (de esférico) vão significar o grau de miopia ou de hipermetropia. Os que aparecem após "cyl" ou ".cil" (de cilindro) fazem referência ao grau de astigmatismo
Step 5
Veja os sinais básicos da saúde dos seus olhos no resultado do exame e leia cuidadosamente os principais problemas. O termo "AD" significa "adição" e é sempre indicado com um valor positivo. Trata-se de presbiopia ou vista cansada, ou seja, um defeito ou imperfeição da visão que consiste na diminuição da capacidade de focalização. Mas atenção às outras informações que possam vir no seu exame de vista relatando sobre algum problema de córnea.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Brian Gabriel has been a writer and blogger since 2009, contributing to various online publications. He earned his Bachelor of Arts in history from Whitworth University.
Créditos Fotográficos
business man with eye test chart image by Jorge Casais from Fotolia.com