Quais são os nove sinais de mão dos ninjas
Nisian Hughes/Photodisc/Getty Images
Os nove sinais do ninjutsu servem para fortalecer e focalizar o guerreiro em estados tanto meditativos quanto combativos. Derivados de práticas antigas taoístas e budistas, os nove gestos de mãos, ou Kuji-in representam nove sílabas, conhecidas como Ku-ji. Representações dos ninjas na cultura popular, particularmente nos filmes e jogos de video game, normalmente embebem esses sinais com propriedades mágicas dramáticas que vão bem além do misticismo do Kuji-in. Existem 81 sinais ao todo, que giram em torno dos nove principais.
Rin
O gesto de mão rin representa o Dokko-in, ou trovão de diamante. De acordo com Stephen K. Hayes em “Ninja: Warrior Ways of Enlightenment,” (Ninja: Os caminhos do guerreiro para a iluminação), o sinal de rin é usado para inspirar força física e mental no ninja, e para "prevalecer sobre tudo o que poderia esmagá-lo". Um ninja forma o sinal ao entrelaçar seus dedos enquanto estende o dedo médio.
Pyo
O sinal de Pyo serve para canalizar energia, seja ela para dentro ou para fora. A invocação de energia interna ajuda a preparar um ninja para a ação. A externa serve para melhorar uma ação física direta. Pode-se formar seu sinal ao estender seus dedos indicadores e polegares, então curvar seus dedos médios por cima dos indicadores. O restante dos dedos fica entrelaçado.
To
To, ou o sinal do leão exterior representa a harmonia com o universo. Mantenha seus dedos anelares e mínimos estendidos e pressione-os juntos. Sobreponha seus dedos médios e indicadores enquanto mantém seus polegares estendidos, fazendo uma forma em V com suas mãos.
Sha
Sha é o sinal do leão interno e representa a cura em alguns níveis. De acordo com Stephen K. Hayes, o sinal gera energia para a cura, tanto a própria quanto a de outros, e promove arredores saudáveis. O sinal é formado ao estender os polegares, dedos mínimos e indicadores, enquanto entrelaça o resto.
Kai
Kai oferece ao ninja um senso de perigo maior ao expandir sua percepção. A premonição do perigo permite a ele evitar potenciais ameaças. Pode-se formar seu sinal apenas pressionando suas mãos juntas e entrelaçando seus dedos.
Jin
Jin serve para revelar os pensamentos dos outros enquanto também oculta os seus próprios dos seus inimigos, informa o site da "Eiko'in". O sinal de Jin é formado ao entrelaçar todos os seus dedos com as pontas dentro das suas mãos.
Retsu
Retsu é o sinal do punho da sabedoria, ou Chiken-in. Esse gesto místico dá ao ninja um grau de domínio sobre o tempo e o espaço, melhorando sua percepção em muitos níveis. Faça um punho com a sua mão esquerda e estenda seu dedo indicador esquerdo. Pegue o dedo com a sua mão direita, colocando seu polegar direito na unha do seu indicador esquerdo.
Zai
Ao criar e focalizar no gesto do zai, um ninja pode obter um grande entendimento dos elementos da natureza. Em um nível místico, um ninja pode usar o zai para controlar a natureza, ou pelo menos dar a aparência de controle. Ele não requer que se entrelace os dedos. Coloque suas mãos em frente a você com os dedos espalhados. Apenas as pontas dos polegares e indicadores devem se tocar.
Zen
O zen representa Ongyo-in, o sinal da forma oculta. a função zen refere-se à iluminação e da auto-exploração. Pode-se formar o sinal fechando o punho esquerdo e a envolvendo com a mão direita.
Referências
- "Ninja: Warrior Ways of Enlightenment"; Stephen K. Hayes; 1981 [em inglês]
- "Ninja: The Shadow Warrior"; Joel Levy; 2008 [em inglês]
Sobre o Autor
Anthony Grahame has been a writer for more than 15 years. He began writing professionally online in 2008. He has a degree in English literature from the University of Sussex and is an experienced traveler and travel writer. His work has been published on a variety of well respected websites including "Living in Peru".
Créditos Fotográficos
Nisian Hughes/Photodisc/Getty Images