O ciclo de vida e cores dos gafanhotos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Uma das piores pestes do mundo, o gafanhoto tem um apetite voraz. A dieta do inseto consiste em grama e plantações, mas ele também consome arbustos, árvores e outras plantas. Os gafanhotos criam as destruições mais sérias de plantas em regiões com baixo nível de chuvas; surtos ocorrem predominantemente em regiões com menos que 63,5 cm por ano de água da chuva, de acordo com a Wyoming Wheat Growers Association e a University of Nebraska-Lincoln.
Cores do gafanhoto
Os gafanhotos apresentam uma ampla variedade de cores, dependendo da espécie. As cores do inseto permitem que se misture à região em que vive. As várias cores comuns no ambiente dão ao inseto a camuflagem ideal contra predadores em potencial. O gafanhoto diferencial é verde oliva ou apresenta um amarelo dourado. O gafanhoto de duas listras é verde amarelado com duas tiras amareladas passando por toda a extensão das suas costas até a ponta de cada asa. O gafanhoto com listras verdes típico do norte dos Estados Unidos é ou dourado ou verde durante o início da primavera e verão, com asas amareladas. À medida que a estação avança, o gafanhoto perde suas asas, e suas cores mudam para marrom, verde ou cinza.
Ovos
O gafanhoto passa por três estágios durante sua vida: ovo, ninfa e fase adulta. A maioria dos gafanhotos fêmea põe seus ovos nos 7,5 cm superiores do solo a cada outono. Elas produzem uma substância espumosa que abriga os ovos e com o tempo endurece, para lhes oferecer proteção. Uma fêmea colocará entre sete a 30 "vagens", dependendo da espécie. Cada vagem contém entre oito a 30 ovos. Se a fêmea receber ampla quantidade de comida durante sua vida, produzirá mais ovos que uma fêmea em uma dieta escassa. A fêmea coloca suas vagens no solo de campos abertos ou na grama. As vagens passam pelo inverno rigoroso protegidos dentro da vagem.
Ninfas
Os ovos começam a eclodir quando o tempo começa a aquecer com a primavera; as ninfas emergem de seus ovos em abril, maio e junho no hemisfério norte. A maioria dos ovos eclodem no meio de junho. Se o tempo permanecer frio durante toda a primavera, o processo pode ser adiado e durar até julho. Os jovens gafanhotos ninfas parecem-se com adultos. Na eclosão, as ninfas saem pelo solo e começam a comer imediatamente. As minúsculas ninfas passam por cerca de seis estágios durante os quais ficam em tamanhos maiores. Durante o quinto estágio, geralmente as asas crescem. O processo inteiro de crescimento leva cerca de 40 a 60 dias. O gafanhoto hiberna como ninfa antes de se tornar um adulto.
Adultos
Os gafanhotos adultos começam a se reproduzir com cerca de uma a duas semanas depois de alcançar a idade adulta. Apesar de ter uma forma adulta, o gafanhoto fêmea consome uma ampla dieta antes de produzir ovos viáveis. A maioria dos gafanhotos adultos vive dois ou três meses antes de morrer. Os gafanhotos adultos continuam a comer e se reproduzir até sua morte. Os gafanhotos migratórios adultos se movem de local para local comendo e colocando ovos. A maioria coloca ovos em pastagens. Os surtos de gafanhotos mais severos ocorrem durante a estação quente e seca.
Referências
- Wyoming Wheat Growers Assocation; University of Nebraska-Lincoln: Um guia para o controle de gafanhotos em pradarias [em inglês]
- North Carolina State University: Gafanhotos [em inglês]
- North Dakota State University; "Gerenciamento e biologia dos gafanhotos"; Phillip A. Glogoza, et al.; fevereiro de1997 [em inglês]
Recursos
Sobre o Autor
Based in Oregon, Kimberly Sharpe has been a writer since 2006. She writes for numerous online publications. Her writing has a strong focus on home improvement, gardening, parenting, pets and travel. She has traveled extensively to such places as India and Sri Lanka to widen and enhance her writing and knowledge base.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images