×
Loading ...

Isolamento acústico caseiro

Você pode estar construindo um estúdio de gravação na sua casa, ou simplesmente querendo reduzir os níveis de barulhos externos: melhorar o isolamento acústico é uma escolha inteligente. Uma casa isolada fica mais fria no verão, mais quente no inverno e sem barulhos durante todo o ano.

Móveis aumentam o isolamento acústico de sua casa (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Instalando isolamento

Como uma regra geral, sua casa deve ter pelo menos 25 cm de isolamento. As paredes devem ser bem isoladas, bem como corredores e sótãos. Se sua casa é constantemente barulhenta, pode ser culpa do isolamento ineficiente.

Loading...

Isolamento de sopro

O melhor jeito de incrementar o isolamento estrutural é instalar isolamento de sopro. Também chamado de preenchimento solto ou lã de sopro, o isolamento de sopro é bastante simples de instalar e é útil em lugares difíceis de alcançar, como encanamentos de ar ou sótãos.

O isolamento de sopro é instalado com uma máquina de sopro, que pode ser alugada. A máquina abre o isolamento altamente comprimido e o espalha na área no ritmo desejado, afofando-o e permitindo que crie camadas grossas.

Para instalar isolamento de sopro nas paredes, perfure alguns buracos na estrutura e ponha a máquina para funcionar. Lembre-se de se proteger com mangas longas, luvas de trabalho, óculos de proteção e uma máscara quando trabalhar com qualquer material de isolamento.

Isolamento de espuma ou fibra de vidro

Outra opção para melhorar o isolamento é instalar massa de fibra de vidro ou espuma. Elas são um pouco mais difíceis de instalar, pois requerem a remoção do "drywall" antes de serem aplicadas. Se você não tem experiência com construção, essa pode ser a hora de chamar profissionais. O isolamento de fibra de vidro e espuma deve ser bem comprimido para diminuir bem os sons. Uma vez que você remontar a parede, é possível dar ainda mais um passo e aplicar tiras verticais em uma camada, cobri-las com uma camada de vinil e instalar uma segunda camada de "drywall". Ainda que dê bastante trabalho para ser completada, essa técnica melhorará drasticamente o isolamento acústico de sua casa.

Janelas e portas

Seu projeto de isolamento acústico não estará completo sem que você cheque suas janelas e portas. Portas de correr e janelas de painel único podem estar deixando o ar frio entrar, junto do barulho: tiras climáticas, sejam elas de espuma autocolante, vinil, alumínio ou metal, podem ser aplicadas às portas e janelas para melhorar o isolamento. Para uma melhora ainda mais drástica, considere substituir suas janelas velhas por outras mais modernas, isoladas e com duas folhas. Elas podem fazer uma diferença significativa no isolamento de sua casa e valer o investimento.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...