×
Loading ...

Como isolar um teto acusticamente

Moradores de apartamento sabem que os vizinhos do andar de cima, em geral, estragam a paz e o silêncio. O barulho de festas, consertos e, às vezes, simples passos tende a ser transmitido do piso de cima para o teto de baixo com facilidade. Esse é o caso de muitos prédios comerciais e escolas. Se você já se perguntou como consertar esse problema sem ter que recorrer à sua vassoura, está com sorte. Isolar tetos acusticamente é mais fácil do que se imagina, apesar de ser preciso tempo, esforço e, às vezes, um pouco de conhecimento técnico. Sendo assim, siga os seguintes passos para proteger o seu espaço do barulho daqueles que moram e trabalham no andar de cima.

Instruções

Proteja-se do barulho daqueles que moram e trabalham no andar de cima (Darrin Klimek/Digital Vision/Getty Images)

    Como isolar um teto acusticamente

  1. Comece o processo de isolamento acústico com o seu teto completamente exposto. Rebaixamentos precisam ser removidos, deixando apenas as ripas de madeira expostas. Guarde o rebaixamento removido para que não seja preciso medir e cortar novas placas. Uma vez que você tenha feito isso, certifique-se de ter todos os materiais em mãos. Agora você está pronto para começar.

    Loading...
  2. Utilize a espuma de isolamento para preencher os espaços entre as ripas de madeira. Espuma R12 ou R13 serve perfeitamente. O índice R se refere à densidade da espuma e ao quanto ela abafa o som. Essa espuma será a sua primeira linha de defesa contra o barulho vindo de cima.

  3. Procure por aberturas que precisem ser seladas. Até mesmo o menor espaço pode deixar passar muito barulho. Se rachaduras ou pequenos buracos forem encontrados, utilize um pouco de calafetagem acústica para selá-los.

  4. Encaixe uma camada de espuma densa sobre teto. A maneira mais fácil de se fazer isso é comprar placas acústicas prontas para tetos. Existem várias empresas que oferecem esse tipo de placa e elas se encaixam em qualquer tipo de teto sem ficarem soltas. Lembre-se, no entanto, que o som se transmite mais lentamente através de objetos mais densos, então, compre placas com a densidade adequada para o seu teto.

  5. Utilize calafetagem acústica para selas quaisquer aberturas ou rachaduras que você encontrar. Certifique-se de que todo o teto esteja selado.

  6. Troque o seu rebaixamento de gesso utilizando grampos de isolamento, se eles já não estavam posicionados. Eles separam as placas das vigas de madeira e de tudo mais que esteja abaixo delas. Essa técnica, chamada de flutuação, ajuda a diminuir os barulhos causados pelas vibrações oriundas dos passos do andar de cima.

Loading...

Dicas

  • A fibra de vidro pode irritar peles sensíveis, por isso, vista jeans e uma blusa de manga comprida antes de começar a execução desse trabalho.

Aviso

  • Nunca execute essa tarefa sozinho. O "drywall", em particular, é um componente muito pesado e difícil de ser manipulado sem ajuda.

O que você precisa

  • Isolamento de fibra de vidro
  • Placas de espuma densa
  • Calafetagem acústica
  • Grampos de isolamento
  • Escada

Recursos

Loading ...
Loading ...