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Jogadores de futebol correm todos os dias?

Jogadores de futebol correm 8 km ou mais durante um jogo, em movimentos que consistem em arrancos, corrida lenta, recuos, dribles e caminhadas, assim como corridas para a frente, para trás e lateralmente, de acordo com a análise de vídeos de jogadores de elite no Reino Unido. Os times de futebol profissionais procuram a melhor maneira de preparar os jogadores para o jogo. Se você quer saber se os jogadores correm todos os dias durante os treinos, a resposta mais simples é "não", apesar de alguns treinos durante a semana incluírem muita corrida.

Jogador de futebol em campo (FogStock/Vico Images/Alin Dragulin/FogStock/Getty Images)

Opinião de especialista

O treinador de condicionamento físico da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, Greg Gatz, alerta sobre corridas de distância ou corridas lentas e metódicas durante a preparação dos jogadores. Esse tipo de corrida não é útil para o jogo e "pode até mesmo diminuir a aceleração e potência", escreve ele em "Complete Conditioning for Soccer". É melhor embutir a corrida dentro de vários aspectos do treino, incluindo uma corrida leve para aquecer e esfriar, correr para aumentar a velocidade e a agilidade, e correr durante exercícios de habilidade, tomadas de bola e condicionamento.

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Descanso

A recuperação é parte do treinamento para o futebol, então tirar um dia de descanso é na realidade uma parte sagrada de um treinamento sério. Gatz aconselha tirar um dia de recuperação no dia seguinte a um jogo. Você não deve correr no dia seguinte a um jogo no sábado, por exemplo, ou depois de jogos na quarta-feira e no sábado se você joga duas vezes por semana, ele observa.

Treino semanal

Uma amostra de plano de treinamento semanal com um jogo por semana começa com seu descanso e dia de recuperação. O dia dois foca no treinamento de resistência, e o dia cinco em resistência e força. Isso deixa quatro dias por semana para corrida: corridas para condicionamento no dia três, trabalhar a aceleração e agilidade no dia quatro e habilidades de aceleração no dia seis. A semana termina com o dia do jogo -- o dia sete. O objetivo é que o atleta esteja em seu pico de condicionamento no dia do jogo, e não cansado demais por corridas diárias. Com uma programação mais pesada de dois jogos por semana e, portanto, dois dias de recuperação, você provavelmente terá apenas dois dias de sobra para trabalhar a aceleração, agilidade e o condicionamento.

Período entre campeonatos

Assim como Gatz, a técnica Debra LaPrath, autora de "Coaching Girls' Soccer Successfully", acredita que é melhor focar na velocidade, resistência e agilidade através de exercícios que envolvam corrida. Criar resistência em particular ajuda os jogadores a continuar se movendo entre arranques durante os jogos. Ela recomenda, baseando-se em uma visão mais benigna da corrida de distância do que Gatz, que é bom correr até 30 minutos três vezes por semana durante o período entre campeonatos. Outra opção é realizar treinamentos cruzados para manter a resistência, como natação, corrida de bicicleta, subir escadas e correr em uma esteira, observa ela.

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Referências

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