×
Loading ...

Jogos e atividades sobre o perdão

Ensinar seus filhos a perdoar não apenas os encoraja a expressar bondade e aceitação aos outros como também os liberta de se prender a hostilidades desnecessárias. Uma lição sobre o perdão proporciona um valor social e benefícios que durarão durante toda a vida da criança. As crianças acham difícil entender conceitos abstratos como o perdão e aprendem melhor através de exemplos concretos. Assim que as elas entendem o significado do perdão, podem desculpar e sentir compaixão com sinceridade.

As crianças aprendem a perdoar e aceitar os outros (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Dê exemplo de perdão

Todos os dias, os pais têm a oportunidade de dar o exemplo de perdão. Apresentar o termo "perdão" e usá-lo em contexto regularmente familiariza as crianças com essa prática. Elas sentem conforto em saber que você os perdoa por seus erros, sendo acidentes, como derramar bebidas, ou ofensas com intenção, como falar palavrões. Esses momentos apresentam uma ocasião para demonstrar o perdão. Trabalhar juntos para criar uma tabela de perdão para a família também dá às crianças um jogo para aprender a perdoar. Coloque adesivos na tabela para os membros da família que dão o exemplo, incluindo as crianças.

Loading...

Jogo do cenário

Ao apresentar seu filho a cenários hipotéticos para o perdão, você permite que ele entenda melhor quando deve perdoar. Perguntar ao seu filho o que ele faria se você quebrasse acidentalmente seu brinquedo favorito ou esquecesse de dar um abraço de despedida o prepara para lidar com experiências da vida real que pedem pelo perdão. Então, ao encarar a frustração, seu filho terá uma referência para ajudá-lo a perdoar.

Controle de raiva

Os sentimentos de raiva ficam no caminho do perdão. As crianças que aprendem a expressar e administrar a raiva apropriadamente funcionam melhor em situações sociais e perdoam mais facilmente. Use estratégias para difundir a raiva nas crianças, como permitir que elas pintem uma figura, toquem uma bateria ou batam os pés. Essas atividades reduzem o estresse e tornam mais fácil para as crianças perdoar aos outros sem nutrir animosidade para com eles.

Shows de fantoches

Às vezes, as crianças entendem melhor um valor complicado como o perdão após ver isso ser atuado. Usando fantoches em casa, os pais podem fazer montagens que envolvam perdoar os outros. Enquanto estiverem vendo os bonecos resolverem suas diferenças e demonstrarem palavras e estratégias para resolver um problema, as crianças aprendem lições importantes para a socialização. Ter uma conversa sobre o que os bonecos fizeram e disseram dá ao seu filho a chance de expressar sua compreensão sobre o comportamento de misericórdia.

Crianças gostam de se relacionar com fantoches (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...