×
Loading ...

Jogos escolares aprovados para adolescentes

Apesar das salas de aula serem planejadas para o aprendizado, elas não precisam ser tediosas e aborrecidas. Os professores podem incorporar jogos e atividades para fazer com que os adolescentes participem e aprendem. Familiarize-se com seus alunos com jogos para quebrar o gelo durante a primeira semana de aulas. Existem muitos jogos interativos para envolver alunos de todos os anos e do ensino médio, mantendo um nível de ordem e profissionalismo. Até mesmo se os alunos que já se conhecerem, é bom para começar o ano escolar com energia renovada e uma nova perspectiva sobre educação.

Jogos interativos para adolescentes podem tornar o aprendizado mais agradável (Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images)

O jogo da adivinhação

O professor escreve uma série de assuntos em cartões individuais de acordo com o assunto. Por exemplo, um professor de literatura pode escrever: Machado de Assis, Guimarães Rosa, Cecília Meireles, Jorge Amado etc. O professor cola os cartões nas costas de cada aluno sem deixá-los saber o que está escrito nos cartões e divide a turma em grupos de cinco. Os alunos têm que identificar o que está escrito em suas costas fazendo perguntas dentro do grupo. Eles só podem fazer uma pergunta por membro do grupo, mas não pode ser uma pergunta direta. Se adivinharem corretamente, então são premiados com um ponto. O grupo que for capaz de acertar mais perguntas ganha o jogo.

Loading...

O jogo do papel higiênico

Um rolo de papel higiênico é passado pelos alunos, e o professor instrui os alunos a pegar o quanto precisarem. Eles não sabem o por quê de precisarem de papel higiênico. Depois que terminar de passar, os alunos devem declarar fatos pessoais dependendo da quantidade de papel que pegaram. Por exemplo, se um aluno pegou duas folhas, então ele tem que contar duas coisas que os outros alunos não sabem sobre ele.

Jogo do "Eu nunca"

O professor diz aos alunos para levantarem as mãos à frente do rosto, mantendo os dedos separados. Em seguida, o professor diz "Eu nunca" e termina a frase com uma frase verdadeira. Por exemplo, ele poderia dizer, "Eu nunca provei pizza havaiana". Se os alunos já tiverem experimentado essa pizza, eles devem abaixar um dedo. Depois da frase inicial dele, os alunos se revezam para dizer uma frase e mencionar algo que nunca tentaram.

Mentiroso cara-de-pau

Os alunos escrevem quatro fatos sobre eles em cartões que incluam três verdadeiros e um falso. Eles passam os cartões para a frente da sala e o professor lê em voz alta o nome do aluno e os fatos. O professor escreve no quadro a frase falsa de acordo com a opinião da turma. Depois de cada julgamento, a professora deixa os alunos verem quão bem eles realmente conhecem um ao outro, revelando as afirmações verdadeiras.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...