×
Loading ...

Jogos gramaticais sobre voz ativa e passiva

Usar jogos e atividades de solução de problemas é uma maneira mais eficaz de ensinar gramática do que lições formais estruturadas, de acordo com Arif Saricoban e Esen Metin, autores de "Songs, Verse and Games for Teaching Grammar" (Músicas, versos e jogos para ensinar gramática, em tradução livre). Eles ajudam as crianças a aprenderem como aplicar o conhecimento que aprenderam. Os jogos gramaticais aumentam a motivação, a empolgação, a cooperação e a competição na classe, além de promoverem o aprendizado e a retenção de conteúdo. Use jogos educativos com sons para ensinar os conceitos gramaticais de voz ativa e passiva.

Envolva os alunos no aprendizado com jogos sobre a voz ativa e passiva (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Jogo de corrida da voz ativa para passiva

O objetivo do jogo é mudar sentenças ativas para a voz passiva. A atividade é indicada para alunos do ensino fundamental, mas também serve para o ensino médio. Comece dividindo a classe em grupos. Grupos de três ou quatro devem trabalhar juntos para mudar uma oração para a voz passiva. Dê a cada grupo uma oração que esteja na voz ativa em uma tira de papel colorido. Os alunos devem mudá-la para a passiva. Por exemplo, podem mudar "Cientistas observaram os tigres em seu habitat natural". Um membro do grupo corre para a lousa e reescreve a sentença na voz passiva. Jogue em rodadas e mantenha pontuações para cada grupo. As frases certas valem cinco pontos e as incorretas ganham zero. O grupo que alcançar o total de pontos primeiro ganha o jogo.

Loading...

Jogos de orações

Escolha grupos de três para esse jogo. Dê a uma pessoa todas as cartas com verbos na passiva como "foi mordido", dê à segunda pessoa cartões com partes do corpo e dê à terceira cartões com fotos de animais, pessoas e objetos. Cada membro seleciona um cartão do seu montante mas não mostra para os outros. Depois, colocam seus cartões escolhidos na mesa e tentam criar uma frase com eles. Um exemplo de frase correta na voz passiva é "Ele foi mordido na perna por um tigre". Se a frase estiver certa, o time ganha um ponto. Se estiver sem sentido, o grupo não consegue pontos. Totalize todos os pontos no final e o grupo com mais pontos vence.

Desenhe uma oração

Peça para os alunos desenharem uma representação da oração que criarem. Isso funciona bem como uma atividade individual ou em grupo. Eles devem ilustrar a sentença tanto na voz passiva quanto ativa e depois apresentar para a classe. Por exemplo, "Maria jogou a bola na cerca" e "A bola foi jogada na cerca por Maria". A classe decide qual oração é melhor para incluir em uma atividade de escrita e o motivo.

Vinheta física

Chame três alunos para a frente da sala. Apresente um pedaço de papel a cada um. Por exemplo, um aluno pega um papel que diz "o novo defensor". O próximo aluno pega um papel com a palavra "acerta". Outro aluno pega um papel com as palavras "a bola". Eles devem interagir para formar uma oração colocando as palavras na ordem certa. Essa é obviamente uma sentença ativa com o sujeito na esquerda. Chame mais três alunos e siga o mesmo procedimento, mas agora usa "a bola", "foi jogada" e "pelo novo defensor". Pergunte para a classe qual a diferença entre as posições do sujeito, verbo e objeto direto em orações na voz ativa e passiva. Deixe outros grupos de alunos fazerem suas próprias orações e organizarem as partes apropriadamente.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...