×
Loading ...

Jogos de liderança situacional

Brincar com jogos que envolvam situações reais é uma forma eficaz de aprender sobre a liderança situacional. Basicamente, existem três tipos de liderança: a autocrata (faz as decisões sem consultar as outras pessoas), a laissez-faire ou livre iniciativa (o superior fica de fora e dar o poder de decisão as outras pessoas) e o democrático (que consulta a as pessoas durante o processo de tomada de decisão). O treinamento em liderança situacional é uma estratégia eficaz para ajudar os líderes a entenderem a necessidades de serem camaleões ao liderarem e usarem diferentes estratégias de liderança dependendo das situações.

Os líderes precisam ser camaleões e mudar para se adaptar ao ambiente de liderança (lizard image by John Hofboer from Fotolia.com)

Abandonar o navio

O propósito deste jogo é dar a oportunidade aos participantes de pensarem a respeito dos estilos de liderança e fazer uma relação de situações da vida real que exigiriam abandonar um estilo de liderança natural por um mais eficiente; ou abandonar o navio. Para começar, dê para cada equipe três folhas de papel e peça para que eles escrevam um estilo de liderança em cada uma (autocrata, laissez-faire e democrata). Dê 45 minutos para cada equipe escrever situações reais que o uso de cada um dos estilos de liderança resultaria em um desastre total. Peça para as equipes colocarem suas folhas na parede, reveja os resultados com o grupo e encaminhe a discussão.

Loading...

Para quem você vai ligar?

A essência deste jogo é fazer com que os participantes escrevam um parágrafo sobre uma situação de trabalho que não está dando certo e fazer com que a equipe determine qual estilo de liderança seria mais ou menos eficaz para tratar a situação. Recolha os parágrafos e enumere-os em ordem consecutiva na parte superior da folha. Divida os grupos em dois times e distribua de forma igualitária as propostas escritas nos papéis. Peça para que os participantes decidam qual o estilo de liderança (autocrata, laissez-faire e democrata) seria o mais ou menos eficaz para resolver a situação-problema e, em seguida, peça-os para escrever a resposta em uma folha de papel de forma que identifiquem o número da situação na parte superior da folha e suas escolhas. Peça para os grupos trocarem as propostas e realizar o mesmo procedimento. Quando todos os parágrafos tiverem sido discutidos, reveja-os com os grupos e peça para que eles identifiquem suas escolhas. Facilite a discussão quando as opiniões dos grupos forem divergentes.

Patinhos em fila

Este jogo proporciona aos participantes a chance de desenvolver um processo de três a cinco passos para serem usados ao tomar uma decisão, quando uma situação de liderança difícil surgir. Divida os participantes em duplas para essa dinâmica e peça para que, em conjunto e durante trinta minutos, definam os passos que um líder eficiente considera ao resolver como lidar com a situação. Quando o tempo tiver acabado, peça para que as duplas apresentem suas escolhas para o resto do grupo e as escreva em bloco de folhas grande. Circule pela sala e peça para que todas as duplas façam o mesmo. Após todas os participantes terem reportado suas ideias, inicie uma discussão que leve a um consenso comum sobre os três ou cinco passos mais eficientes a serem tomados em uma situação difícil de liderança.

Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...