Como ler um altímetro

••• Photos.com/Photos.com/Getty Images

Algumas coisas são críticas para um piloto, como o combustível remanescente e a altitude em relação ao chão. O medidor de combustível é de fácil leitura e interpretação, assim como seu equivalente automotivo. Se o ponteiro estiver para a direita, você ainda tem bastante combustível, já se estiver para a esquerda, terá que fazer algo quanto a isso. O altímetro funciona mais ou menos da mesma forma.

Passo 1

Sente no assento do piloto.

Passo 2

Encontre o altímetro; ele se parece com um relógio redondo, com três ponteiros e uma pequena janela em que se configura a pressão barométrica atual. Ele é um instrumento da cabine de comando que exibe a sua altitude de pressão em relação ao nível do mar.

Passo 3

Ligue seu rádio e obtenha a pressão barométrica atual, com base no controle de tráfego aéreo ou no ATIS.

Passo 4

Configure a pressão na janela do altímetro. A pressão padrão é 29,92, mas pode ser maior ou menor, dependendo da elevação do campo e das condições climáticas. Assim, você calibrará o altímetro.

Passo 5

Olhe para o altímetro; sua elevação atual em relação ao nível do mar será exibida no aparelho. O ponteiro mais largo indica centenas de pés, o do meio indica milhares de pés e o comprido e fino indica as dezenas de milhar. A altitude é indicada em pés em relação ao nível médio do mar; esse é um padrão mundial.

Mais recentes

×