Como lidar com a impotência causada pela quimioterapia
Como lidar com impotência causada pela quimioterapia. Quimioterapia geralmente faz com que um homem sofra impotência, a inabilidade de ter ou manter uma ereção. Vários tipos de câncer afetam a vida sexual do homem. Câncer de próstata pode causar disfunção erétil porque o tumor danifica os nervos, a terapia hormonal para tratar câncer de testículo talvez afete os órgãos sexuais e radioterapia pode também machucar nervos e causar impotência.
Step 1
Saiba que a quimioterapia pode diminuir a quantidade de testosterona que seu corpo produz. Além disso, o remédio que você está tomando pode afetar o equilíbrio hormonal.
Step 2
Entenda que a maioria dos efeitos da quimioterapia como disfunção erétil geralmente vai embora de uma a duas semanas depois que você terminar o tratamento. Mas em alguns casos o dano ao nervo é suficiente para levar à impotência.
Step 3
Diga a seu médico se estiver sofrendo de impotência. Ele talvez seja capaz de ajudar suas medicações para amenizar a situação.
Step 4
Pense em tomar remédios como Viagra. É seguro quando se passa por tratamento de câncer e pode ajudar seu * a ficar ereto.
Step 5
Use um aparelho à vácuo para sustentar uma ereção se a mudança de medicação não funcionar.
Step 6
Tente fazer exercícios Kegal para fortalecer os músculos utilizados na relação. Contraia os músculos que controlam a urinação e o segure por dez segundos. Faça o exercício várias vezes ao dia.
Step 7
Mantenha-se íntimo ao seu parceiro(a) mesmo se o sexo não for uma opção no momento. Existem várias maneiras de ficar próximo e compartilhar uma intimidade sexual enquanto estiver lidando com a impotência.
- Mantenha a comunicação aberta com sua parceira. Elas precisam saber que a impotência é um efeito colateral comum da quimioterapia. Acalme-se e não se preocupe. Se estiver deprimido ou ansioso por causa da quimioterapia, você pode estar tendo problemas porque seu estado mental tem um grande papel na sua saúde sexual.