Como limpar alpargatas

••• A Bello/Lifesize/Getty Images

Você pode colocar alguns tipos de sapatos na máquina de lavar para limpá-los. No entanto, alpargatas não são um desses. Pois as solas dos sapatos são envoltas em juta, que pode se desfazer durante a centrifugação, por isso você precisará limpá-las na mão. A maioria delas é feita de lona e você pode limpar com água e um detergente neutro. Você pode limpar a corda de juta dessa maneira, mesmo que o resto do sapato seja de couro ou seda.

Passo 1

Deixe que qualquer lama em seu sapato seque. Despeje uma colher de sopa de detergente, como Ype ou sabão sem perfume, em sua bacia. Adicione dois copos de água. Mexa.

Passo 2

Limpe cada sapato com um pano de algodão seco para tirar o máximo de sujeira. Mergulhe a extremidade de sua escova de dentes na água com sabão e, em seguida, esfregue suavemente as solas, certificando-se de tirar toda a sujeira entre as cordas. Enxague o sabão com um pano de algodão ligeiramente umedecido com água morna.

Passo 3

Limpe a parte de cima de alpargatas de lona. Mergulhe a ponta de um pano de algodão na água com sabão. Use-o para esfregar manchas sobre o tecido, fazendo movimentos circulares. Com um pano limpo e úmido enxágue o sabão. Repita conforme necessário até que os sapatos fiquem limpos. Deixe-os secar ao ar.

Passo 4

Limpe em cima da alpargata de couro com limpador de couro e um pano de microfibra. As instruções na embalagem do limpador dirão o quanto usar. Não use água, pois pode manchar. Deixe os sapatos secarem ao ar.

Passo 5

Leve seus sapatos sujos de terra para uma lavanderia a seco. A menos que você seja muito experiente em limpar roupas sujas de terra, não tente limpá-las você mesmo.

Mais recentes

×