Como limpar uma antiga colcha branca de crochê

Uma colcha antiga, branca , de crochê é uma relíquia de família, um tesouro, e requer cuidados especiais quando precisa ser lavada. Enquanto as colchas novas de crochê poderão usualmente ser lavadas na máquina, no ciclo suave, esse não será o caso da colcha antiga, cuja resistência dos fios se deteriorou ao longo do tempo. A colcha antiga feita de fios de algodão também se tornará muito pesada quando molhada, e mesmo sendo lavada à mão, poderá rasgar divido ao peso da água.

Step 1

Coloque um lençol branco estendido no fundo da banheira, centralizando-o e deixando que o excesso pendurar-se sobre as bordas.

Step 2

Dobre sua colcha no comprimento e na largura aproximada de sua banheira. Coloque a colcha dobrada em cima do lençol.

Step 3

Adicione água fria na banheira, mais ou menos 2,5 cm de água acima da colcha dobrada, o suficiente para cobri-la.

Step 4

Mexa a água ao redor da colcha e deixe de molho por 30 minutos, em seguida, esprema ou "amasse" a colcha para esparramar o detergente e a água em toda sua extensão.

Step 5

Escorra a água da banheira e aperte para baixo a colcha, para eliminar a água e o detergente. Encha a banheira com água fria e repita a drenagem e procedimento de enchimento até que a água fique limpa e clara.

Step 6

Enrole o lençol junto com a colcha, aperte firmemente e pressione repedidamente para remover o máximo de água possível.

Step 7

Estenda duas toalhas grandes brancas no fundo da banheira vazia. Desenrole o lençol e a colcha em cima das toalhas. Coloque mais duas toalhas brancas em cima da colcha. Pressione as toalhas para fazê-las absorver a água que ficou na colcha. Remova as toalhas de cima da colcha. Segure o lençol pelas bordas e retire da banheira.

Step 8

Estenda um lençol seco no chão do banheiro ou no quintal. Desembrulhe a colcha e coloque sobre o lençol. Alise a colcha e endireite as bordas para que seque em seu formato original.

×