Quais são as causas de vibração no pedal da embreagem?

A embreagem transfere a potência do motor para a transmissão em um automóvel manual

shifter image by Brett Bouwer from Fotolia.com

Em um automóvel equipado com transmissão manual, a embreagem é a principal ligação de transferência de potência do motor para a transmissão. Como ela está envolvida diretamente nessa transmissão, seus problemas costumam ser pronunciados e facilmente perceptíveis. Em muitos casos, esses problemas, como a vibração do pedal, oferecem dicas quanto à razão do que está dando errado.

Desalinhamento

O desalinhamento ocorre quando o conjunto de embreagem não está alinhado com o volante do motor. Nesse caso, ela se acopla de forma desigual, colocando uma carga desbalanceada nas superfícies da embreagem e do volante do motor. Isso geralmente causa vibrações, pulsações e rangidos vindos do pedal da embreagem.

Mola do diafragma quebrada

A mola do diafragma controla a quantidade de pressão que é aplicada ao platô e ao disco de embreagem e os apoia contra o volante do motor. Caso ela esteja danificada ou quebrada, o platô se acoplará de forma desigual no volante do motor ao ser aplicado ou solto, causando vibrações e pulsações do pedal da embreagem.

Disco de embreagem empenado

O disco da embreagem é a peça que conecta o volante do motor à transmissão ao engatar o pedal. Ele é feito de um material semelhante às pastilhas de freio e opera através de um princípio semelhante de fricção. Para operar corretamente, todas as superfícies de contato da embreagem devem estar lisas e planas, incluindo o disco. Caso esteja empenado por desgaste ou superaquecimento, ele não se engatará suavemente ao volante do motor e ao platô, causando vibrações, rangidos e pulsação no pedal da embreagem.

Instalação incorreta do rolamento de engate

O rolamento de engate é a parte da embreagem responsável por seu engate e desengate. Ao pisar no pedal, o rolamento se move para a frente e pressiona os dedos do platô, aliviando a pressão da mola e empurrando-o contra o disco.

Caso ele esteja instalado incorretamente, o contato com os dedos do platô não será suave e nem igual, fazendo com que ele pressione o disco de forma desigual e, por fim, fazendo o pedal da embreagem vibrar e pulsar.

eHow Brasil
×