Como restaurar a prata em um anel que virou cobre

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Como a prata é um metal mole e caro, as joias de prata são forjadas a partir de uma liga que contém prata e cobre ou prata, cobre e zinco. A única desvantagem da adição de cobre é sua cor avermelhada. Para corrigir esse problema, as joias de prata são banhadas em uma fina camada de prata pura. O uso diário e o polimento irão gradualmente desgastar a camada de prata, revelando a cor avermelhada da liga de cobre. Caso possua um anel de prata que está ficando com a cor de cobre, você pode restaurar sua aparência de prata usando uma simples solução química.

Passo 1

Use o equipamento de segurança. No mínimo, deve-se estar usando as luvas de borracha e os óculos de segurança.

Passo 2

Prepare uma solução de hidróxido de sódio, combinando 24 g de hidróxido de sódio com 100 ml de água destilada no béquer. Mexa cuidadosamente usando o bastão de vidro. A solução ficará quente.

Passo 3

Ferva a solução utilizando a chapa elétrica. Desligue a chapa depois disso.

Passo 4

Adicione 5 g de pó de zinco à solução quente de hidróxido de sódio. O zinco gerará uma espuma à medida que se dissolve na solução.

Passo 5

Limpe seu anel de prata com uma lã de aço. O anel deve estar livre de sujeiras e umidade.

Passo 6

Cuidadosamente posicione o anel dentro da solução aquecida. Use o bastão de vidro para empurrar o anel até o fundo do béquer, até que ele fique coberto pelo pó de zinco.

Passo 7

Espere três minutos e remova o anel do béquer usando o bastão de vidro. O anel irá adquirir uma aparência de prata brilhante.

Mais recentes

×