Como limpar um gorro de lã

••• Jacqueline Veissid/Photodisc/Getty Images

A limpeza apropriada de um gorro de lã garantirá que o tamanho dele não se altere, de modo que continue confortável, e evita que ele estrague. A lã vai encolher em água quente, então usar um secador está fora de questão, já que isso causaria alguma deformação. A máquina de lavar também não é aconselhada, pois pode estragar o material.

Passo 1

Use água fria para a limpeza de rotina. Mergulhe o chapéu completamente em uma pia ou um recipiente cheio de água e mexa-o com uma mão para remover a sujeira leve ou suor. Não deixe-o na água por mais de 10 minutos ou a lã pode absorvê-la e mudar a cor.

Passo 2

Retire o gorro da água e torça delicadamente várias vezes para tirar seu excesso. Torça-o verticalmente e horizontalmente. Use uma escova de cerdas macias e, fazendo movimentos no sentido horário, escove o chapéu para tirar qualquer pelos secos ou soltos. Deixe secar em um lugar morno, de preferência com movimento de ar, como em uma janela aberta.

Passo 3

Use um limpador a vapor para tirar manchas ou se a lavagem de água fria não teve os resultados desejados. Coloque o gorro em uma superfície lisa e passe o limpador. Ligue o aparelho e pressione-o sobre o chapéu, descendo levemente.

Passo 4

Vire o gorro do outro lado e repita o processo. Vire-o do avesso e repita dos dois lados para garantir que todos os vestígios de manchas ou sujeiras sejam removidos. Deixe secar novamente no vento.

Mais recentes

×