Como limpar as engrenagens de um relógio

••• Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

A coleção de engrenagens dentro de um relógio mecânico move os ponteiros de um relógio. Alimentado por pesos ou molas, o "movimento" ou mecanismo de um relógio mantém o tempo exato quando lubrificado adequadamente para manter o movimento livre. Quando o lubrificante engrossa, o movimento acumula poeira e sujeira, fica mais devagar ou trava. Para limpar o movimento de um relógio, abra-o e remova os detritos.

Passo 1

Abra a parte de trás do relógio, usando uma chave de fenda se necessário. O movimento deve estar agora visível. Se o relógio tiver um pêndulo, retire-o.

Passo 2

Inspecione as engrenagens do relógio para ver se há detritos, como fiapos, ou óleo semi-solidificado. Use um pano macio para remover esses detritos. Passe spray no movimento com ar comprimido para eliminar a poeira e sujeira mais fina. Use o bocal na lata para direcionar o fluxo de ar em áreas mais difíceis de alcançar.

Passo 3

Coloque um pouco de solução para limpar relógio no pano macio. Não deixe o pano muito molhado. As engrenagens não podem ser inundadas com solução limpadora. Faça a solução misturando oito partes de amônia em uma parte de detergente líquido comercial e uma parte de sabão glicerinado. Use o pano macio para esfregar a gordura e sujeira presa em partes fáceis de alcançar do movimento. Não force o pano em áreas apertadas, pois as partes pequenas podem se quebrar.

Passo 4

Umedeça o cotonete com um pouco de solução limpadora e insira-o em áreas difíceis de alcançar dentro do relógio. Esfregue gentilmente para remover a gordura e sujeira.

Passo 5

Cheque as engrenagens do movimento para ver se se movem livremente, manipulando gentilmente as várias partes com as mãos. Coloque uma pequena quantidade de óleo de relógio em um pano macio. Esse óleo é um preparado especial disponível nas lojas. Não use óleo de motor, ou WD-40, pois pode entupir o movimento. Não é preciso lubrificar todas as partes do movimento, mas aquelas que variam de movimento para movimento. Use um pano macio para lubrificar as partes que são alcançadas facilmente. Coloque um pouco de óleo de relógio em um cotonete para lubrificar partes menores ou escondidas dentro do movimento.

Passo 6

Recoloque a parte de trás do relógio, usando uma chave de fenda se necessário. Se o relógio tiver um pêndulo, coloque-o de volta.

Mais recentes

×