Como limpar e higienizar tecidos com fezes de ratos

••• mouse image by timur1970 from Fotolia.com

As fezes de ratos além de serem desagradáveis podem representar uma ameaça grave para a saúde, uma vez que alguns ratos podem lançar o hantavírus em sua urina, fezes e saliva. Esse vírus pode causar a síndrome pulmonar por hantavírus (SPH) em seres humanos, uma doença muitas vezes fatal. Segundo o Centro Nacional de Doenças Infecciosas, o hantavírus é transmitido quando inalado por seres humanos. Fazer a manipulação desses materiais infectados e secos faz com que o vírus se propague pelo ar, possibilitando a inalação.

Desinfete

Passo 1

Coloque as luvas e a máscara. O CDC (Centro de controle de doenças) recomenda o uso de luvas de borracha, látex, vinil ou nitrilo.

Passo 2

Despeje uma xícara e meia de água sanitária em 1 litro de água para criar uma solução de hipoclorito. Molhe completamente o tecido infectado com a solução desinfectante. Se o tecido não correr o risco de desbotar com essa solução, lave as roupas e animais de pelúcia em uma lavadora com detergente. Para desinfetar tecido na mobília, use um limpador de vapor comercial ou xampu.

Passo 3

Remova as fezes de rato sólidas que foram molhadas na solução desinfetante com uma toalha úmida, depois passe uma esponja com mais desinfetante na área.

Passo 4

Desinfete as luvas com água e sabão antes de retirá-las. Coloque-as junto com as fezes em dois sacos plásticos e descarte em um sistema de eliminação de resíduos adequados.

Passo 5

Seque as roupas ou bichos de pelúcia em um secador de roupas após a lavagem.

Mais recentes

×