Como limpar uma represa de fazenda manualmente
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images
Represas em fazendas têm múltiplos propósitos, desde pescaria até recreação e água para pecuária. Uma represa limpa e saudável também pode fornecer irrigação para plantas aquáticas e plantas de pântano, como por exemplo a flor de lótus e malmequer-do-pântano. A vegetação de represa oferece locais isolados de ninhos para patos selvagens, gansos e cisnes. Limpar sua represa manualmente a cada primavera permite que você observe as condições dela e mantenha a água oxigenada e fluindo. Limpando assim você também pode proteger o frágil ecossistema, trabalhando com plantas aquáticas e vegetações que seriam destruídas por uma limpeza mecânica.
Como fazer
Step 1
Ande pelo perímetro de sua represa em um dia calmo de primavera. Note onde e quão bem, ou quão pobremente, a água flui para dentro e para fora de sua represa. Se necessário, abra os pontos de entrada e escoamento de água. Use uma enxada para raspar os resíduos deixados pelo inverno e o lodo acumulado. Aprofunde o canal de água para que o fluxo fique mais rápido.
Step 2
Coloque uma bota de borracha alta (galocha) ou bota de pescaria. Comece limpando pela ponta da represa que fica mais perto da entrada principal, nascente ou córrego de água. Remova os itens invasores primeiro, como pneus ou galhos de árvores abatidas.
Step 3
Tire toda a vegetação morta em volta do perímetro da represa. Use um ancinho de grama leve para puxar as vegetações soltas e folhas mortas em sua direção. Um gancho telescópico é uma ótima ferramenta para capturar árvores abatidas, galhos e vinhas.
Step 4
Com o ancinho de jardim, tire para fora da água as raízes embutidas e a vegetação afundada e coloque-as nas margens. Usar o ancinho dará a você uma noção de quanto acúmulo terá que lidar depois.
Step 5
Jogue um fardo de palha de cevada solta para flutuar na represa, ela ajudará a diminuir o crescimento de algas. Puxe as cordas de lentilhas d'água e algas para fora da represa com o ancinho.
Step 6
Limpe a parte central da represa enquanto você deixa a vegetação aquática drenar na margem. Se apoie em pelo menos uma vara de apoio. A sujeira da represa forma uma sucção poderosa que pode deixá-lo preso.
Step 7
Encha um balde de lona, ou qualquer balde leve cheio de buracos para drenagem, transporte-o para a margem, esvazie-o e retorne para a represa para enchê-lo novamente.
Step 8
Cave um estreito canal sub-aquático a partir de uma ponta da represa até a outra. Esse canal possibilitará que a água flua mais rapidamente através da represa. O movimento da água ajudará a oxigenação e a limpeza da água, um ponto chave para peixes saudáveis e para a vida selvagem.
Step 9
Transporte a vegetação drenada para uma pilha de compostagem. Junte as pilhas de lodo que cercam a represa com o ancinho para enriquecer o solo.
Referências
Dica
- Cheque o escoamento de água periodicamente para ter certeza que você não está bloqueando o vertedouro com vegetação ou limbo.
Advertência
- Nunca se aventure na sujeira que está acima de sua cintura. Use um pequeno barco ou canoa, puxando as ferramentas de limpeza atrás de você.
- Antes de começar, cheque o regulamento local e regional em relação à drenagem de bacia hidrográfica. Você pode precisar de uma autorização para mexer com o pântano de sua propriedade privada.
Sobre o Autor
Kate Sheridan is a freelance writer, researcher, blogger, reporter and photographer whose work has appeared in numerous newspapers, magazines and trade publications for over 35 years. She attended Oakland University and The University of Michigan, beginning her journalism career as an intern at the "Rochester Eccentric." She's received honors from the Michigan Press Association, American Marketing Association and the State of Michigan Department of Commerce.
Créditos Fotográficos
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images