Como limpar tapetes de lã para acabar com os odores

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Os tapetes feitos de lã de ovelhas são macios e naturais; portanto, requerem uma limpeza especial por serem delicados. A lã se danifica facilmente por causa do forte calor e a fricção excessiva ao esfregar um tapete desse material para limpá-lo danificando suas fibras. Outro problema da lã é que ela absorve líquidos e se estica; porém, os tapetes feitos com esse material podem encolher quando secarem. Para fazer a limpeza deles e remover os odores desagradáveis, sem encharcar ou danificá-los, é preciso utilizar produtos e métodos que não agridam a lã.

Passo 1

Polvilhe o tapete com bicarbonato de sódio e deixe o produto agir por dez minutos. Passe o aspirador de pó no tapete para remover os odores. O bicarbonato também serve para eliminar os odores do ar quando você limpa a casa com o aspirador.

Passo 2

Limpe as manchas de óleo para remover o odor delas do tapete com um pano úmido ou lenços de papel.

Passo 3

Esfregue detergente neutro incolor com pH balanceado nas manchas de gordura suavemente para remover o odor delas. Não esfregue com muita força para não danificar as fibras da lã. Limpe as gotas de detergente que caírem no chão, pressionando uma toalha molhada sobre elas.

Passo 4

Limpe o tapete com um produto específico para limpeza de carpetes para remover as manchas profundas e odores. Atenção, só use produtos com pH balanceado, sem cloro e incolor que não dão brilho. Para se certificar de que o produto de limpeza é seguro para a lã, faça um pequeno teste em uma parte não muito visível. Não jogue vapor muito quente para secar o tapete, porque isso pode causar danos às fibras de lã.

Mais recentes

×