Como limpar tecido organza

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Organza é um tecido transparente que possui um toque nítido, vem em diversas cores e mantém lindamente sua forma. Não surpreendentemente, é um material popular para vestidos de festa e vestidos de noivas formais. O cuidado apropriado do tecido depende se ele for feito de materiais sintéticos ou naturais. Você pode lavar o tecido de organza sintética em uma máquina de lavar e secar em uma secadora sem medo de encolhê-lo. No entanto, organza de seda é propenso a encolher, por isso deverá lavá-lo à mão e deixá-lo secar ao ar.

Lavando organza sintética

Passo 1

Coloque o item na máquina de lavar e adicione a quantidade adequada de sabão suave na máquina.

Passo 2

Configure a máquina para um ciclo morno e suave para garantir que o tecido seja lavado com agitação suave em temperaturas que não sejam muito quentes. Inicie a máquina.

Passo 3

Remova o item da máquina de lavar e coloque-o na secadora com uma folha de secadora. A folha minimizará o acúmulo de energia estática no tecido. Verifique se a secadora está em um nível baixo para garantir que a organza não seja exposta ao calor extremo. Ligue a secadora.

Passo 4

Deixe o tecido secar completamente e remova-o imediatamente ao terminar o ciclo para minimizar amassados.

Passo 5

Use um ferro de passar na configuração média-baixa para remover amassados do tecido sem queimá-lo.

Lavando organza natural

Passo 1

Encha um tanque com água morna e adicione sabão suave (consulte as recomendações do rótulo do produto para a medição correta). O sabão suave é importante para garantir que as fibras delicadas da seda não sejam expostas a produtos químicos.

Passo 2

Adicione o item de organza na água com sabão e mova-o com as mãos para lavá-lo suavemente.

Passo 3

Escorra a água com sabão e enxágue a peça em água fria até remover o sabão.

Passo 4

Adicione mais água quente na pia e despeje 60 ml de vinagre branco na água. Mova o item de organza na água com vinagre para remover todos vestígios de sabão. O vinagre branco neutraliza o sabão e impede que ele permaneça nas fibras da seda, além de ajudar o tecido a manter seu brilho natural.

Passo 5

Escorra a água com vinagre e enxágue o item pela última vez com água fria para remover qualquer vestígio de odor de vinagre.

Passo 6

Estenda a toalha e coloque o item de organza nela. Role a toalha com o item dentro dela para remover o máximo de água possível. Deixe o tecido enrolado na toalha por vários minutos para permitir que a toalha absorva o excesso de umidade.

Passo 7

Estenda o item de organza em uma toalha seca ou pendure-o em um cabide em vez de secá-lo em uma secadora. O calor da secadora encolherá o tecido de seda.

Passo 8

Passe o item em uma configuração média-baixa enquanto ainda estiver um pouco úmido. A temperatura média-baixa é segura o suficiente para evitar queimar as fibras de seda, e passar o tecido enquanto ainda estiver úmido, ajudará a remover os amassados.

Mais recentes

×