Como limpar um trompete por dentro

••• Comstock/Stockbyte/Getty Images

Parte da rotina de manutenção feita pelos trompetistas é limpar o interior e o lado de fora do instrumento. Este processo deve ser feito com paciência e cuidado. Um trompete limpo brilha por fora e produz o som com mais perfeição.

Passo 1

Prepare o banho para o trompete preenchendo um balde plástico, banheira ou recipiente com água quente e aproximadamente duas colheres de sopa de detergente líquido suave. Se utilizar uma banheira, coloque no fundo uma toalha para prevenir que o trompete seja arranhado.

Passo 2

Mergulhe o trompete na água quente ensaboada, removendo as válvulas e slides e esfregue com um papel toalha para remover qualquer resquício de óleo. Coloque todas as partes individualmente na água para que elas não batam umas nas outras.

Passo 3

Limpe cada válvula, molhando um pouco de sabão na escova de válvula e escovando suavemente.

Passo 4

Limpe os lados de dentro dos slides. Remova os slides da água e coloque a escova flexível dentro de cada slide por uma limpeza completa. Ponha novamente os slides na água para uma lavagem final.

Passo 5

Lave as partes do trompete. Esvazie a água ensaboada da vasilha, passe água limpa em cada parte do instrumento até que o sabão seja removido.

Passo 6

Deixe secar todas as partes do trompete. Coloque uma toalha seca em uma superfície plana, deitando cada peça nela para secar completamente.

Passo 7

Remonte o trompete, lubrifique as válvulas e slides usando lubrificante específico para instrumentos, óleo de motor ou vaselina.

Passo 8

Teste o desempenho do trompete. Agora que o instrumento está limpo, toque um acorde para saber se todas as partes foram recolocadas corretamente.

Mais recentes

×