Lista de líquidos domésticos inflamáveis
Michael Blann/Digital Vision/Getty Images
Você ficaria surpreso com a quantidade de produtos inflamáveis que há dentro de sua casa. A cozinha e a garagem geralmente têm as mais longas listas de líquidos inflamáveis. No entanto, você deve examinar todos os cômodos e ficar ciente de seus conteúdos e dos fatores de risco no infeliz caso de um incêndio. A utilização e o armazenamento inadequados de líquidos inflamáveis podem gerar uma faísca, ocasionando um incêndio acidental, e representam uma ameaça aos proprietários e ocupantes da casa.
Cozinha
Vários líquidos guardados na cozinha são inflamáveis. O óleo de cozinha usado para fritar alimentos, por exemplo, é altamente inflamável, assim como sprays desinfetantes, desentupidores líquidos e produtos aerossol de limpeza de fogões. Prateleiras, armários e despensas contêm uma infinidade de produtos inflamáveis líquidos ou em aerossol. Alguns deles não são apenas inflamáveis, mas também explosivos.
Outros líquidos, como detergentes, contêm ingredientes reativos que podem emitir gases tóxicos se pegarem fogo. Evite-os ou tenha muito cuidado ao usá-los próximo a chamas, fogões e aparelhos elétricos. Cheque despensas, armários e gabinetes. Leia o rótulo dos produtos para ver se há um aviso que identifique sua classificação de risco. Siga as informações de armazenamento ao pé da letra para manter sua casa e sua família seguras.
Banheiro
As cozinhas e garagens são geralmente os cômodos mais suspeitos em termos de líquidos inflamáveis. No entanto, seu quarto e o banheiro também podem conter líquidos perigosos. Esmaltes e removedores de esmalte contêm acetona, produto extremamente inflamável. Aerossóis, álcool comum e certos medicamentos líquidos podem conter álcool, sendo também inflamáveis. Respeite esses itens inofensivos. Nunca os use ao fumar, perto de uma vela acesa ou de uma lareira.
Lavanderia
Produtos líquidos de lavanderia que contenham álcool, como removedores de manchas, são altamente inflamáveis. Detergentes, alvejantes, amaciantes líquidos e aditivos de lavanderia podem ser reativos em casos de incêndio, emitindo gases tóxicos e perigosos. A lavanderia é de especial preocupação, pois nela há várias fontes de calor que podem iniciar um incêndio, como a secadora. Armazene os produtos de lavanderia longe de fontes de calor, como dentro de um armário ou em uma prateleira.
Garagem
A lista de líquidos inflamáveis em uma garagem pode ser longa, pois esse é o cômodo que normalmente abriga artigos automotivos, produtos para cuidados com o quintal e materiais para artesanato. Produtos automotivos inflamáveis incluem gasolina e óleo de motor. Itens de cuidado com o quintal também podem oferecer riscos, como pesticidas e herbicidas líquidos. Tintas, solventes, vernizes e acabamentos de madeira são inflamáveis. O fluido de isqueiro é extremamente inflamável. As garagens podem ficar bem quentes durante o verão, portanto, esses produtos devem ser armazenados onde não fiquem expostos à luz solar. Mantenha-os longe de aquecedores de água, fornos e outras fontes de calor em todos os momentos.
Referências
- EPA: Resíduos domésticos perigosos [em inglês]
- North Carolina Cooperative Extension; Produtos domésticos inflamáveis; Wilma Hammet [em inglês]
- Environmental Chemistry; Guia para manipulação de produtos químicos domésticos; Kenneth Barbalace [em inglês]
- Garden Grove: Segurança contra incêndio e líquidos inflamáveis [em inglês]
- Transport Canada: Produtos domésticos perigosos [em inglês]
Sobre o Autor
Cheryl Munson has been writing since 1990, with experience as a writer and creative director in the advertising industry. She holds a Bachelor of Arts in journalism with a focus on advertising from the University of Wisconsin in Madison.
Créditos Fotográficos
Michael Blann/Digital Vision/Getty Images