×
Loading ...

Como lixar a parte traseira do braço de uma guitarra

A maioria dos guitarristas têm uma preferência pela sensação de polimento do braço de seu instrumento. Alguns gostam de um acabamento de alto brilho, enquanto outros preferem a textura lisa e fosca da madeira natural. Caso o braço de sua guitarra seja de alto brilho e você tenha a preferência pelo modelo fosco, considere lixá-lo para que ele se adeque ao seu estilo de tocar.

Instruções

Lixar a parte de trás do braço de sua guitarra dará a ela um acabamento fosco liso (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Cubra o corpo de sua guitarra para evitar que a poeira e a sujeira entrem nos seus componentes ou na caixa de som. Um saco de lixo é o ideal. Coloque o corpo do instrumento dentro e feche o saco na parte em que ele se junta ao braço.

    Loading...
  2. Remova o verniz com uma lixa mais grossa, sendo 500 de granulação o número ideal, mas, dependendo da espessura do verniz, você pode experimentar uma lixa um pouco mais fina. Com sua mão curvada em torno da parte de trás do braço, esfregue lentamente para cima e para baixo todo seu comprimento para remover o revestimento da forma mais uniforme possível. Faça isso no tempo que preferir e renove as lixas muitas vezes.

  3. Escolha uma lixa mais fina assim que a maior parte do verniz tiver sido removida e que você tenha chegado à madeira bruta. Comece com 1.000 de granulação para polir a madeira natural, em seguida, conclua com uma lixa com 1.500 de granulação ou com uma lã de aço fina.

  4. Sele a madeira para protegê-la de suor e líquidos que possam manchá-la ou que prejudiquem a sua estabilidade e o manuseio do braço. Muitas vezes os óleos utilizados são os de linhaça, limão ou tungue, mas o polimento francês também dá um acabamento brilhante.

Loading...

Dicas

  • Alguns guitarristas só querem que o alto brilho seja removido ao invés de todo o verniz. Use apenas a lã de aço para remover partes rígidas associadas com o polimento de alto brilho do braço.

Aviso

  • Use uma máscara facial de proteção para evitar respirar poeira. Tenha cuidado ao lixar para não atingir a borda das escalas do instrumento.

O que você precisa

  • Guitarra
  • Lixas de várias espessuras com 500 a 1500 de granulação
  • Lã de aço fina
  • Óleo de acabamento

Referências

Loading ...
Loading ...