Como fazer um logotipo personalizado para marcar a madeira

Móveis e armários costumam ter o logotipo do seu criador

Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images

Assim como os escritores e compositores, os artesãos procuram proteger o seu trabalho da reprodução não autorizada. Tanto os carpinteiros como os fabricantes de móveis costumam colocar um logotipo em suas criações de madeira. Esta marca de identificação é usada mais frequentemente em produtos feitos em madeira e serve como prova permanente do artesão. Embora as marcas a ferro sejam normalmente utilizadas por profissionais, elas são caras e não podem ser alteradas se o desenho for mudado. Felizmente para os amadores, os logotipos também podem ser aplicados quimicamente. O desenho dele pode ser influenciado pela forma como é fixado na madeira.

Processo criativo

Para criar uma marca eficaz, um designer deve primeiramente esboçar o desenho do logotipo a lápis e revisá-lo ao longo do tempo. Deixar a ideia amadurecer por um dia ou se afastar dela por um momento pode estimular a criatividade. Quando o rascunho estiver satisfatório, o desenho deve ser dimensionado para o tamanho exato que o logotipo deve exibir na madeira.

Defina um desenho

Quando a ideia estiver consolidada, é melhor apresentá-la em tinta preta espessa sobre papel branco limpo. O contraste entre linhas e espaços é essencial para o logotipo da marca. Corte os espaços em branco fora do molde para que o desenho apareça como uma marca. Para ter objetividade, especialmente se o designer não for uma artista talentoso, os logotipos ficam melhores com traços simples e angulares.

Transfira o desenho

Um artesão qualificado terá pouca dificuldade em desenhar o logotipo em um pedaço de espuma de borracha, com três centímetros de espessura, usando uma caneta hidrográfica preta. Cortá-la com uma faca ou lâmina de barbear fazendo movimentos curtos e superficiais manterá a espuma inteira.

Faça a mistura

Uma queima química deve ser feita sempre com cautela. Óculos de proteção e luvas de borracha grossas são aconselhados quando se trabalha com compostos químicos. Uma colher de sopa de cloreto de amônio adicionada a 100 ml de água cria uma substância eficaz para queimar a madeira. É melhor aplicar este líquido com um borrifador.

Marque o logotipo

As propriedades de absorção da espuma de borracha entram em jogo quando o logotipo é impregnado com o cloreto de amônio e, com alguma força, aplicado à superfície da madeira com um tijolo ou outro objeto plano e rígido. A colocação do logotipo entre as superfícies é fundamental. Sua imagem deve estar apoiada no tijolo corretamente para evitar a fixação de um logotipo invertido.

eHow Brasil
×