×
Loading ...

Como manter as doninhas longe do galinheiro

Muitas pessoas escolhem criar galinhas para produzirem seus próprios ovos. Contudo, elas também servem de almoço para doninhas e outros predadores. Portanto, é importante proteger o galinheiro contra essas atenções indesejadas. É possível fazer isso seguindo alguns passos simples e sem precisar gastar o seu dinheiro suado. Tire um dia para proteger o galinheiro adequadamente, a fim de evitar ter que repetir o processo.

Instruções

Proteja as suas galinhas contra as doninhas inconvenientes (galinhas na capoeira image by fran_ from Fotolia.com)
  1. Mude o galinheiro para uma área apropriada, que desencoraje as doninhas. Escolha um local ligeiramente elevado ou próximo a animas de pasto, pois representam uma ameaça para as doninhas e será menos provável que elas façam uma visita.

    Loading...
  2. Apare o excesso de folhagens e grama em volta do galinheiro. Utilize um cortador de grama para cortar a grama alta e remova arbustos grandes, galhos e ervas-daninhas com uma tesoura de poda. Isso abre um espaço em torno do galinheiro, para evitar que as doninhas se escondam e espreitem as galinhas.

  3. Cave uma trincheira, com 60 cm de profundidade, próximo à cerca e insira uma parede de compensado em volta do galinheiro. Isso providencia uma barreira que impede as doninhas de cavarem por baixo da cerca e chegarem até as galinhas. Utilize arame grosso como uma maneira mais rentável de conseguir isso, se a madeira compensada for muito cara.

  4. Coloque arame farpado no topo da cerca do galinheiro. Para prendê-lo, passe-o pela cerca e o torça entre os buracos. Coloque pelo menos três faixas horizontais ao longo da borda, para garantir que as doninhas sejam dissuadidas.

  5. Transfira toda a comida das galinhas para caixas grandes e vedadas, e acesse-as apenas quando necessário. Comida em excesso e facilmente acessível providencia um jantar gratuito que requer pouco esforço para as doninhas alcançarem. Contudo, selar a comida significa que as doninhas não sentirão o cheiro e terão mais dificuldade para chegar até ela.

  6. Limpe o galinheiro pelo menos uma vez por semana. Tire a comida velha, troque a água e varra a sujeira no chão. Um ambiente limpo é menos atraente para as doninhas.

Loading...

O que você precisa

  • Cortador de grama
  • Tesoura de poda
  • Madeira compensada
  • Arame farpado
  • Caixas grandes para armazenamento

Referências

Loading ...
Loading ...