×
Loading ...

Como fazer um mastro de madeira

Lares brasileiros que querem mostrar com orgulho a bandeira brasileira no jardim ou entusiastas do esporte que queiram pendurar a bandeira do seu time favorito podem fazer um mastro de madeira. Embora mastros estejam disponíveis em uma variedade de materiais, a madeira oferece um toque tradicional e autêntico para a exibição de bandeira. Visitar uma loja de materiais de construção próxima, bem como comprar um kit de mastro, facilita o processo da construção do mastro de madeira. Selecionando uma madeira durável ou aplicando selantes para exteriores, hastes para armário são transformadas em suportes de bandeira de madeira.

Instruções

Faça um mastro de madeira para exibir a bandeira brasileira (Stars and stripes USA flag on a flagpole image by Steve Johnson from Fotolia.com)
  1. Meça a profundidade do buraco no quintal para o mastro, usando uma fita métrica de aço. Por exemplo, se estiver exibindo uma pequena bandeira com uma vara estreita, cave um buraco de no mínimo 30 cm de profundidade, para envolver a vara com concreto em uma etapa posterior.

    Loading...
  2. Medir a altura desejada da barra com a fita métrica. Adicione a profundidade do orifício obtida do passo 1 a essa medida. Por exemplo, se a altura do mastro desejado for de 1,5 m e a profundidade do buraco, de 30 cm, o comprimento da haste será de 1,8 m. Leve as dimensões para uma loja de construção local, para escolher o tamanho do mastro.

  3. Compre uma haste de armário feita de uma madeira resistente, como pau-brasil. Esse tipo de madeira tem uma baixa taxa de encolhimento e inchaço, devido a uma umidade variável, tornando-a utilizável para projetos internos e externos. A madeira resiste naturalmente a deformação e quebras, quando exposta a elementos externos, como chuva ou sol. Outra opção é o cedro vermelho ocidental, que tem uma resistência natural a deterioração, por causa dos compostos naturais na madeira, chamados de thujaplicinas. A forma redonda da haste lembra o formato do mastro.

  4. Corte a haste de acordo com o cálculo de comprimento do passo 2. A maioria das lojas de madeira corta a madeira no comprimento escolhido. As hastes geralmente medem 2 m, 2,5 m e 3 m de altura.

  5. Usando um lápis de carpinteiro, marque a profundidade do passo 1 na parte inferior do mastro.

  6. Aplique uma camada de selante ou verniz na haste, usando uma escova ou um pano velho. Leia as instruções de aplicação de cada marca. Espalhe o revestimento ao longo do grão natural da madeira, para garantir que todas as fendas sejam tratadas. Deixe o revestimento secar de acordo com as instruções da marca, antes de montar o kit de mastro. Outra opção é pular esta etapa e permitir que a madeira resista ao clima naturalmente. Por exemplo, o pau-brasil e o cipreste mudam de cor naturalmente para um cinza suave.

  7. Posicione o grampo da corda incluído no kit de mastro no meio da haste. Não inclua a parte inferior que foi marcada no cálculo do ponto médio. O grampo tem geralmente dois orifícios, com dois parafusos de montagem. A maioria dos grampos são posicionados verticalmente, contra a haste. Consulte as instruções do kit de mastro, para obter os detalhes exatos do posicionamento.

  8. Marque os dois orifícios de perfuração no mastro com o lápis de carpinteiro e faça dois furos com a broca adequada, de acordo com o tamanho do parafuso.

  9. Prenda a roldana com os parafusos incluídos no topo do mastro. A roldana é um mecanismo de roda que segura a corda que levanta a bandeira. A corda é chamada de adriça. Por exemplo, se o seu kit incluir uma roldana e um parafuso olhal, a ponta do olhal geralmente tem a forma de um parafuso com uma ponta afiada. Aperte a ponta na madeira, girando o olhal.

  10. Passe a adriça através da roldana, de acordo com as instruções do seu kit. Por exemplo, se encaixou uma roldana montada, insira uma extremidade da corda atrás da roda. Continue a puxar a corda até que o comprimento da corda atinja o grampo.

  11. Prenda os mosquetões da bandeira de acordo com as instruções do kit de mastro. Por exemplo, se o mosquetão tiver um olhal, passe cada extremidade da adriça pelo orifício. Encaixe a bandeira diretamente nos mosquetões. A maioria das bandeiras tem olhais através dos quais os mosquetões são anexados. Amarre as duas extremidades da adriça juntos. A bandeira puxa automaticamente as pontas das mola do gancho uma com a outra.

  12. Misture o concreto de acordo com as instruções da marca em uma tigela descartável. Despeje aproximadamente 15 cm de concreto no orifício, que é chamado de almofada de soco.

  13. Empurre a extremidade do mastro no concreto. A maioria dos kits inclui uma luva de formato cilíndrico, que segure o mastro no subterrâneo. Certifique-se de que a manga esteja no centro do orifício.

  14. Continue despejando concreto em torno da manga, preenchendo o furo, o que é chamado de revestimento completo. Permita que o concreto nivele e seque de acordo com as instruções da sua marca.

  15. Insira o mastro na manga e erga a sua bandeira.

Loading...

O que você precisa

  • Trena de aço
  • Haste de armário de madeira
  • Lápis de carpintaria
  • Selante para ambientes externos
  • Verniz para ambientes externos
  • Escova
  • Panos velhos
  • Kit de mastro
  • Broca
  • Ponta de broca
  • Adriça
  • Concreto
  • Bacia descartável

Referências

Loading ...
Loading ...