Como matar fungos de uma samambaia staghorn
Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images
A samambaia staghorn é uma epífita tropical normalmente usada na jardinagem caseira como uma planta ornamental. Apesar de ser uma espécie interessante, essa samambaia é suscetível a diversas doenças e fungos, um deles é o Rhizoctonia sp. As samambaias infectadas desenvolvem pontos pretos em seu caule que eventualmente espalham-se e matam a planta. O fungo move-se rapidamente, mas uma atenção adequada pode salvar sua staghorn.
Step 1
Pare de regá-la. A causa primária da infecção fúngica por Rhizoctonia é o excesso de água. Deixe que a samambaia staghorn seque por aproximadamente um mês ou até que os sintomas melhorem ou desapareçam.
Step 2
Passe um spray de fungicida para plantas em toda a samambaia; adicione água e misture segundo as instruções do fabricante. Cubra todas as partes da staghorn, e não somente aquelas com sinais de infecção. Preste atenção redobrada às fendas. Pare de passar um pouco antes de acabar. Cronometre a aplicação para que haja, pelo menos, 12 horas de tempo seco depois da aplicar o spray.
Step 3
Faça o tratamento da samambaia de novo a cada sete ou dez dias ou no intervalo prescrito pelo fabricante. E, então, cronometre a aplicação para que não haja chuva pelo maior período possível depois de cada aplicação. Se chover depois de um tratamento, passe o produto na planta novamente mesmo que o tempo de intervalo não tenha expirado.
Step 4
Volte à aplicação de água de maneira adequada quando a samambaia começar a murchar. Então, regue para umedecer cuidadosamente o meio das raízes. Espere para regar de novo somente quando suas folhas começarem a murchar novamente. Use isso como um guia para a hidratação da planta. Depois de estabelecido o período em que as folhas começam a murchar, regue alguns dias antes disso acontecer, em um cronograma regular. Com o tempo ensolarado e quente, a samambaia geralmente necessita de água de uma a duas vezes por semana. Já no tempo frio e úmido e no outono, molhe com metade dessa taxa. Sempre cheque o meio das raízes antes de regar, especialmente se ela estiver exposta à chuva. Se estiver molhada ou encharcada, não molhe. Mesmo que as bordas estejam secas, a parte de baixo e o interior da samambaia ainda podem estar cheios de água.
Mais Artigos
Referências
- Gardens Alive; Proteção fluída do fungicida de cobre líquido [em inglês]
- "Houseplants Are Houseguests"; Anne M. Moore; Janeiro de 2011 [em inglês]
Dica
- O cobre líquido e outros fungicidas são adequados para aplicação na samambaia staghorn. Leia o rótulo para garantir que o Rhizoctonia ou o fungo do "míldio" estão listados entre as doenças que o produto controla.
Sobre o Autor
Based in Houston, Texas, Meg Butler is a professional farmer, house flipper and landscaper. When not busy learning about homes and appliances she's sharing that knowledge. Butler began blogging, editing and writing in 2000. Her work has appered in the "Houston Press" and several other publications. She has an A.A. in journalism and a B.A. in history from New York University.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images