Como cuidar de plantas bromélias rosa

••• Medioimages/Photodisc/Valueline/Getty Images

Nativa da América Central e do Sul, a bromélia é de uma família grande e diversificada, que inclui o musgo espanhol e abacaxis. Algumas famílias de plantas superam a variação de formas, tamanhos e cores de folhagem encontradas em bromélias. A maioria das bromélias cresce como plantas domésticas ou plantas de vasos que enfeitam o local com suas magníficas cores e formas. As bromélias cor-de-rosa como a pena-de-rosa exigem o mesmo tipo de cuidados que o resto dessa família de plantas tropicais.

Passo 1

Coloque a bromélia rosa num local exposto à luz solar indireta, leve ou filtrada. As folhas da planta podem ficar verde pálida ou amarela se expostas à luz direta, ou verde profunda e alongadas quando expostas à luz excessiva. Ajuste a iluminação com uma cortina sobre a janela perto do vaso da bromélia rosa ou coloque-a em um pátio coberto ao ar livre.

Passo 2

Mantenha a temperatura acima de 15ºC para as bromélias e umidade de 40% a 60%. Instale um umidificador perto da planta doméstica ou bromélia rosa ou coloque-a sobre um pires cheio de rochas e água. A base do vaso deve permanecer acima do nível da água no pires durante todo o tempo. Como alternativa, pulverize a planta duas a três vezes ao dia para aumentar a umidade. As folhas da bromélia rosa ficam marrons devido ao ar seco.

Passo 3

Regue a bromélia rosa quando o solo ficar seco ao toque, de preferência uma vez por semana até que o excesso de água saia dos orifícios de drenagem na base do vaso. Evite o excesso de água na planta; isso aumenta as chances dela apodrecer.

Passo 4

Alimente a bromélia rosa com um fertilizante líquido de planta doméstica com um terço até a metade recomendada a cada dois meses. Lave a bromélia em vaso com água uma vez por mês para remover os sais fertilizantes acumulados.

Passo 5

Pode a haste de flor da bromélia rosa para conservar sua aparência. Use uma faca afiada, esterilizada de poda para cortar a parte velha do caule e descartá-lo. Retire as brotações laterais, chamadas filhotes da planta, quando elas estiverem cerca de um terço do tamanho da planta-mãe. Corte cada filhote perto da planta-mãe após ele terminar a floração no final da Primavera e guarde em um recipiente de mistura para envasamento. As mudas levam de quatro a seis meses para criarem raiz.

Passo 6

Pulverize pragas como ácaros, piolhos-farinhentos e cochonilhas com uma solução caseira composta por 2 a 3 colheres de sopa de detergente misturado em 3,5 litros de água.

Mais recentes

×