×
Loading ...

Como fazer material de compostagem com cal

O pó de cal pode ser adicionado na fabricação da compostagem para auxiliar no levantamento do nível de pH no seu produto final. A cal serve como um acelerador microbiano e, quando utilizada de forma adequada, pode encurtar a duração do tempo necessário para as suas alterações orgânicas quebrarem completamente. O pó da rocha cal pode ser comprado em qualquer loja de material de construção ou jardinagem em uma variedade de diferentes pesos de saco. Para os fins do jardineiro doméstico médio, uma quantidade muito pequena de cal é necessária.

Instruções

O pó de cal pode ser adicionado na fabricação da compostagem para auxiliar no levantamento do nível de pH no seu produto final (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Crie uma camada de detritos verdes sólidos de jardim, tais como detritos de gramado. Espalhe esta primeira camada de modo que ele tenha uma dimensão de 2 por 2 m e 5 cm de espessura.

    Loading...
  2. Crie uma segunda camada de 5 cm de espessura com as mesmas dimensões da primeira, mas use os restos de jardim com conteúdo mais fibroso nesta camada, como casca de árvore esmagada e folhas de árvores.

  3. Adicione não mais do que 450 g de pó de cal sobre a segunda camada, antes de aplicar a terceira camada de material de detritos, e em seguida, adicione a terceira camada composta de detritos de grama com as mesmas dimensões que as duas primeiras e com 5 cm de espessura.

  4. Mexa e misture a cal e as três primeiras camadas de composto com uma forquilha de jardinagem, arejando a área completamente, lançando garfadas cheias para o ar vigorosamente e permitindo que os detritos caiam de volta ao chão. Mantenha a pilha em suas dimensões de 2 por 2 m.

  5. Cubra a pilha após a adição da terceira camada, depois de ter aerado, para evitar que sua pilha de compostagem seque. Cubra com plástico preto até que toda a área da superfície esteja coberta, deixe cerca de 60 cm de plástico cobrindo o chão em torno de todas as bordas da pilha. Coloque uma pedra pesada em cada um dos quatro cantos do plástico, para fixá-lo no lugar.

  6. Continue adicionando camadas alternadas de materiais fibrosos e verdes na mesma ordem apresentada nas etapas acima, mas misture bem cada nova camada, cada vez que você adicionar mais após as três primeiras camadas. Misture vigorosamente o material e coloque a cobertura de plástico de volta depois de cada adição.

  7. Continue construindo sua pilha até ter adicionado um total de seis camadas de cada material: seis camadas de folhas densas, como aparas de relva; seis camadas de material fibroso ou lenhoso; seis camadas de 459 g de cal. Pare de adicionar mais camadas, uma vez que você tenha atingido este nível, e mexa duas vezes por semana por um período de oito a 12 semanas, ou até que o composto tenha atingido a consistência desejada.

Loading...

Dicas

  • Considere misturar alguns quilos de cinzas de madeira para cada camada fibrosa. As cinzas de madeira devem ser obtidas a partir de madeiras não tratadas quimicamente. Isso vai ajudar a aumentar o teor de potássio em sua pilha de compostagem em um ritmo mais rápido do que forçar os micróbios trabalharem sozinhos durante um período mais longo.

Aviso

  • Nunca coloque mais do que 450 g de cal a cada duas camadas de 5 cm. Muita cal pode causar um acúmulo de amônia em sua pilha de compostagem, anulando os benefícios obtidos através da alteração da sua pilha de compostagem com a cal.

O que você precisa

  • 1 saco de 2 kg de cal
  • Detritos de jardim (folhas de árvores, grama cortadas, casca de árvore triturada)
  • Garfo de jardim
  • 1 rolo grande de plástico preto
  • 4 rochas grandes (2 kg cada)

Referências

Loading ...
Loading ...