Serragem e adubo

••• sawdust image by Jim Parkin from Fotolia.com

Jardineiros dedicados gostam de compostagem e a fazem com tudo o que é possível. Toda matéria vegetal pode ser compostada, exceto raízes de plantas daninhas perenes, que não são mortas pelo processo de compostagem doméstica. Madeira e cascas de árvore não são adicionadas às leiras porque levam muitos anos para apodrecer, mas a serragem pode ser compostada. É preciso fazer uma preparação e a serragem deve ser apenas de madeira sem pintura e sem tratamento.

Considerações

farm animals image by Zbigniew Nowak from Fotolia.com

Se a serragem fresca for colocada na leira de compostagem ou diretamente no solo, ela roubará o nitrogênio do solo e das plantas. Ela tem muito carbono e as bactérias que o digerem necessitam de nitrogênio para isso. Se você adicionar serragem à leira, também deverá adicionar nitrogênio extra em forma de adubos de origem animal. Esterco proveniente de aves domésticas e de qualquer herbívoro pode ser adicionado às leiras; fezes de seres humanos, porcos, cães e gatos devem ser evitadas, já que contêm parasitas que sobrevivem ao processo de compostagem.

Advertência

garden path image by L. Shat from Fotolia.com

A pesquisa do Dr. Charles Xu confirma que a madeira contém substâncias químicas como o fenol (ácido carbólico). É melhor removê-lo antes de acrescentar serragem à leira de compostagem. Faça um monte com a serragem e deixe-o por pelo menos quatro semanas, de preferência por até um ano, regando regularmente e revolvendo o material a cada semana. Os fenóis vão sair da serragem tornando-a mais segura para a compostagem. Outra alternativa é utilizar a serragem nas trilhas do jardim para eliminar ervas daninhas. Depois de um ano, simplesmente adicione a serragem às leiras ou enterre-a no solo com muito adubo rico em nitrogênio.

O balanço carbono-nitrogênio

wheelbarrow and bins image by Horticulture from Fotolia.com

A leira de compostagem perfeita contém quantidades iguais de materiais ricos em nitrogênio e carbono, muitas vezes chamados de "verdes e marrons". Os ingredientes ricos em nitrogênio são os "verdes": cortes de grama, ervas daninhas anuais e as partes verdes de ervas daninhas perenes, mas não suas raízes. Alguns jardineiros cultivam confrei especificamente para adicionar às leiras de compostagem. Cascas de alimentos, saquinhos de chá e borra de café podem ser adicionados, assim como cascas de ovos trituradas. Adubos de aves domésticas e de herbívoros são ricos em nitrogênio. A urina humana diluída na proporção 20:1 acelera o processo de compostagem, o que é especialmente útil se houver serragem na leira.

Benefícios

hamster lunch time image by cat from Fotolia.com

Os "marrons" apodrecem mais lentamente, mas adicionam volume e corpo ao composto. Uma pilha que tenha apenas elementos "verdes", rapidamente se transforma em uma massa viscosa desagradável, especialmente se houver muitos cortes de grama. Os "marrons" são ricos em carbono e incluem derivados de palha e madeira, como papel e papelão. A forragem utilizada para animais vegetarianos também pode ser adicionada, assim como a serragem livre de fenol. Além de engrossar o composto final, os ingredientes "marrons" absorvem a água e o sumo ricos em nitrogênio da vegetação em decomposição, impedindo que esses compostos simplesmente entrem no solo.

Compostagem perfeita

growing plant in soil image by joanna wnuk from Fotolia.com

A serragem é uma adição valiosa para a leira de compostagem. A leira ideal é feita de camadas alternadas de materiais ricos em carbono e em nitrogênio. Adicione uma camada de verdes, siga com uma camada de marrons e adicione um pouco de adubo. Esterco de galinha peletizado é excelente se você não quiser ter uma pequena montanha de esterco de cavalo em seu quintal. Mantenha a pilha úmida, mas não molhada, revolva-a ou areje-a de vez em quando, e o resultado deve ser um material rico, escuro e terroso, cheio de nutrientes para as plantas.

Mais recentes

×