Como medir a frequência cardíaca do feto usando um doppler

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Ouvir os batimentos cardíacos de seu bebê durante a gestação pode ser reconfortante. Ter um monitor fetal doppler -- um aparelho que utiliza ondas sonoras para captar a frequência cardíaca de um feto -- permite que você possa ouvir a frequência cardíaca de seu bebê em casa. Em apenas alguns minutos e com um pouco de gel doppler você pode até mesmo medir a frequência cardíaca do feto.

Encontre a batida do coração

Passo 1

Prepare-se para usar o monitor fetal deitando-se ou sentando-se.

Passo 2

Coloque bastante gel doppler -- um gel desenvolvido para ser usado em conjunto com o monitor fetal doppler -- em seu abdôme. Isso ajudará a captar os batimentos de seu bebê.

Passo 3

Coloque a sonda sobre o gel, inclinando-a para baixo e em direção ao topo de seu osso púbico.

Passo 4

Ligue o monitor usando a mão que não está segurando a sonda.

Passo 5

Comece a mover a sonda pelo seu abdôme, usando movimentos circulares. Movimente lentamente para não deixar escapar a frequência cardíaca do bebê.

Passo 6

Movimente a sonda de um lado de sua barriga ao outro, sempre em movimentos circulares, até ouvir as batidas do coração do bebê.

Meça a frequência cardíaca

Passo 1

Diferencie os seus batimentos cardíacos daqueles do bebê: eles devem soar como um cavalo galopando, enquanto os seus devem ser bem mais lentos.

Passo 2

Conte as batidas do coração do bebê durante um período de 60 segundos.

Passo 3

Multiplique o número de batidas ouvidas em 60 segundos por dois -- de acordo com o site FetalDopplerFacts, o resultado será a frequência cardíaca de seu bebê.

Passo 4

Uma frequência normal deve ter entre 110 e 180 batidas por minuto (BPM). A frequência cardíaca de seu bebê, entretanto, pode variar com a hora em que você usa o monitor fetal doppler. Frequências maiores também podem ser completamente normais.

Mais recentes

×