Como ouvir os batimentos cardíacos do seu bebê com um estetoscópio

Richard Ellgen/Demand Media
Os obstetras utilizam um instrumento especial Doppler entre a 10ª e 20ª semana de gravidez para escutar os batimentos cardíacos do feto. Após a 20ª semana, ouvir os batimentos em casa pode ser feito com um estetoscópio comum. Isso pode ser reconfortante, principalmente antes do período em que o bebê começa a se movimentar vigorosamente. Em qualquer momento, ouvir as evidências da nova vida é uma experiência de ligação incrível.
Step 1

Richard Ellgen/Demand Media
Após 20 semanas de gravidez, a mãe deve deitar de costas em uma posição confortável e em um local com pouco barulho.
Step 2

Richard Ellgen/Demand Media
Apalpe o abdômen sobre o útero a procure pelas costas do bebê. Normalmente, ela pode ser sentida ao encontrar um área firme no útero. Os batimentos cardíacos do bebê podem ser ouvidos com mais clareza através de suas costas, afirmam especialistas. Pesquisas também apontam que, após sete meses, os bebês normalmente ficam de cabeça para baixo e com as costas voltadas para a esquerda da linha abdominal média, por isso a partir da semana 28 verifique a região abaixo e à esquerda do umbigo.
Step 3

Richard Ellgen/Demand Media
Coloque o estetoscópio, inserindo as olivas auriculares no ouvido e posicionando o lado côncavo (sino) do estetoscópio no abdômen sobre as costas do bebê.
Step 4

Richard Ellgen/Demand Media
Ouça os batimentos cardíacos. Ele deverá ter uma frequência de 120 a 160 batimentos por minuto. Use um relógio ou cronômetro para determinar a frequência cardíaca. Se ela estiver em 100 ou menos batimentos por minuto, você estará ouvindo os batimentos cardíacos da mãe. Nesse caso, reposicione o estetoscópio e ouça novamente.
Step 5

Richard Ellgen/Demand Media
Se estiver em dúvida de quem é a frequência cardíaca, meça a pulsação da mãe enquanto estiver ouvindo os batimentos dela ou do bebê. Compare o ritmo da pulsação com os batimentos observados. Se forem iguais, você estará ouvindo os batimentos cardíacos da mãe.
Mais Artigos
Como medir o pulso e a respiração de uma pessoa→

Como saber quando sua cadela está tendo o último filhote da ninhada→

Como alongar os músculos levantadores da escápula→
Sinais de que uma cadela da raça Pug vai entrar em trabalho de parto→

Como medir a frequência cardíaca do feto usando um doppler→

Porque sinto meus batimentos cardíacos em meu estômago?→

Referências
- "The Father's Almanac"; St. Clair Adams Sullivan: 1992 [em inglês]
Dica
- Normalmente é difícil ouvir os batimentos cardíacos com um estetoscópio próximo das 20 semanas de gravidez, portanto não fique muito preocupado se não conseguir e tente novamente mais tarde. Conforme o bebê cresce, fica mais fácil localizá-lo.
- Fatores como a posição do bebê, posição da placenta e se a mãe está ou não acima do peso influenciam no quão bem os batimentos cardíacos do feto podem ser ouvidos.
- A altura dos batimentos é influenciada por muitas coisas. Um batimento cardíaco de um feto que mal pode ser ouvido está ligado à qualidade da transmissão do som e não na força dos batimentos do coração.
- Peça ao obstetra para ensiná-lo a usar o estetoscópio durante uma visita se estiver tendo dificuldades.
Sobre o Autor
Carolyn Csanyi began writing in 1973, specializing in topics related to plants, insects and southwestern ecology. Her work has appeared in the "American Midland Naturalist" and Greenwood Press. Csanyi holds a Doctor of Philosophy in biology from the University of Wisconsin at Madison.
Créditos Fotográficos
Richard Ellgen/Demand Media