Como ouvir os batimentos cardíacos do seu bebê com um estetoscópio

••• Richard Ellgen/Demand Media

Os obstetras utilizam um instrumento especial Doppler entre a 10ª e 20ª semana de gravidez para escutar os batimentos cardíacos do feto. Após a 20ª semana, ouvir os batimentos em casa pode ser feito com um estetoscópio comum. Isso pode ser reconfortante, principalmente antes do período em que o bebê começa a se movimentar vigorosamente. Em qualquer momento, ouvir as evidências da nova vida é uma experiência de ligação incrível.

Passo 1

Richard Ellgen/Demand Media

Após 20 semanas de gravidez, a mãe deve deitar de costas em uma posição confortável e em um local com pouco barulho.

Passo 2

Richard Ellgen/Demand Media

Apalpe o abdômen sobre o útero a procure pelas costas do bebê. Normalmente, ela pode ser sentida ao encontrar um área firme no útero. Os batimentos cardíacos do bebê podem ser ouvidos com mais clareza através de suas costas, afirmam especialistas. Pesquisas também apontam que, após sete meses, os bebês normalmente ficam de cabeça para baixo e com as costas voltadas para a esquerda da linha abdominal média, por isso a partir da semana 28 verifique a região abaixo e à esquerda do umbigo.

Passo 3

Richard Ellgen/Demand Media

Coloque o estetoscópio, inserindo as olivas auriculares no ouvido e posicionando o lado côncavo (sino) do estetoscópio no abdômen sobre as costas do bebê.

Passo 4

Richard Ellgen/Demand Media

Ouça os batimentos cardíacos. Ele deverá ter uma frequência de 120 a 160 batimentos por minuto. Use um relógio ou cronômetro para determinar a frequência cardíaca. Se ela estiver em 100 ou menos batimentos por minuto, você estará ouvindo os batimentos cardíacos da mãe. Nesse caso, reposicione o estetoscópio e ouça novamente.

Passo 5

Richard Ellgen/Demand Media

Se estiver em dúvida de quem é a frequência cardíaca, meça a pulsação da mãe enquanto estiver ouvindo os batimentos dela ou do bebê. Compare o ritmo da pulsação com os batimentos observados. Se forem iguais, você estará ouvindo os batimentos cardíacos da mãe.

Mais recentes

×