Como medir os batimentos cardíacos de um cavalo

••• horse image by ann triling from Fotolia.com

Medir os batimentos cardíacos de um cavalo é um procedimento importante para a saúde. Muitos cavalos adultos possuem um ritmo de descanso entre 30 e 40 batidas por minuto. Uma taxa mais alta pode indicar que ele está com dores, desidratação e febre, e que talvez necessite de atenção médica. Em animais menores e mais jovens, a taxa é geralmente mais alta, variando entre 70 e 120 batimentos por minutos nos potros, 45 a 60 bpm nos sobreanos e de 40 a 50 naqueles com mais de dois anos.

Atrás do cotovelo

Passo 1

Fique de pé ao lado esquerdo de seu cavalo, de frente para o cotovelo e ombro esquerdos. O cotovelo é a articulação onde o resto do corpo se conecta com a pata dianteira.

Passo 2

Coloque o estetoscópio e encaixe a ponta atrás do cotovelo. Pressione-o contra a axila e mova até ele ficar plano na pele no animal.

Passo 3

Localize o som do batimento cardíaco de seu cavalo. Um batimento único consiste em dois sons e é muito similar ao humano.

Passo 4

Conte os batimentos por um período de 15 segundos, utilizando um cronômetro. Multiplique esse número por quatro, para obter o número de batimentos por minuto.

Debaixo do queixo

Passo 1

Fique de frente para a cabeça de seu cavalo, levemente para a esquerda. Estenda sua mão até a articulação localizada entre a bochecha e o queixo, bem abaixo dos olhos.

Passo 2

Encontre a artéria facial transversal, uma estrutura que lembra um cordão da grossura de um lápis, e pressione-a firmemente com seus dois dedos do meio. Ajuste a posição até que possa sentir a pulsação.

Passo 3

Uma vez que encontrar o pulso, conte o número de batimentos durante 15 segundos em seu cronômetro. Multiplique esse número por quatro para obter o número de batimentos por minuto.

Mais recentes

×