Como medir os batimentos cardíacos de um cavalo

horse image by ann triling from Fotolia.com
Medir os batimentos cardíacos de um cavalo é um procedimento importante para a saúde. Muitos cavalos adultos possuem um ritmo de descanso entre 30 e 40 batidas por minuto. Uma taxa mais alta pode indicar que ele está com dores, desidratação e febre, e que talvez necessite de atenção médica. Em animais menores e mais jovens, a taxa é geralmente mais alta, variando entre 70 e 120 batimentos por minutos nos potros, 45 a 60 bpm nos sobreanos e de 40 a 50 naqueles com mais de dois anos.
Atrás do cotovelo
Step 1
Fique de pé ao lado esquerdo de seu cavalo, de frente para o cotovelo e ombro esquerdos. O cotovelo é a articulação onde o resto do corpo se conecta com a pata dianteira.
Step 2
Coloque o estetoscópio e encaixe a ponta atrás do cotovelo. Pressione-o contra a axila e mova até ele ficar plano na pele no animal.
Step 3
Localize o som do batimento cardíaco de seu cavalo. Um batimento único consiste em dois sons e é muito similar ao humano.
Step 4
Conte os batimentos por um período de 15 segundos, utilizando um cronômetro. Multiplique esse número por quatro, para obter o número de batimentos por minuto.
Debaixo do queixo
Step 1
Fique de frente para a cabeça de seu cavalo, levemente para a esquerda. Estenda sua mão até a articulação localizada entre a bochecha e o queixo, bem abaixo dos olhos.
Step 2
Encontre a artéria facial transversal, uma estrutura que lembra um cordão da grossura de um lápis, e pressione-a firmemente com seus dois dedos do meio. Ajuste a posição até que possa sentir a pulsação.
Step 3
Uma vez que encontrar o pulso, conte o número de batimentos durante 15 segundos em seu cronômetro. Multiplique esse número por quatro para obter o número de batimentos por minuto.
Referências
Dica
- Se seu cavalo está em uma apresentação ou evento, a taxa de batimentos pode ficar elevada devido à excitação. Ela também pode se elevar em outros períodos de excitação.
- Prender seu cavalo durante o procedimento pode ajudar, pois ele ficará parado, tornando mais fácil de se ouvir os batimentos.
Sobre o Autor
John Cook has been writing professionally since 2010 and has over 20 years of experience working with horses and animals, and over 8 years of experience in the web design and computing industry. Cook holds a Bachelor of Arts in history from the University of Maryland.
Créditos Fotográficos
horse image by ann triling from Fotolia.com