As cortinas enquadram nossas vistas todos os dias, então vale a pena gastar tempo suficiente para criá-las da maneira correta. A largura do tecido necessário para fazer uma cortina depende de vários fatores: o estilo e efeito que você quer, o tipo de material usado e o tamanho da janela ou espaço onde ficará pendurada. O peso e a grossura do material usado também afetarão o volume das cortinas, o que por sua vez afeta a largura do material necessário.
Instruções
-
Meça a largura de sua janela ou espaço onde a cortina ficará. Se quiser duas cortinas, uma de cada lado da janela, divida esse número por 2.
Loading... -
Multiplique essa largura por 3 para criar cortinas cheias feitas de tecidos finos e leves, como o voile.
Multiplique a largura por 2 ou 2,5 para tecidos de peso médio.
Multiplique a medida por 1,5 ou 2 para tecidos pesados ou cortinas de tecido de peso médio que ainda serão forradas.
Multiplique pelo número mais alto citado acima para criar mais dobras ou dobras mais profundas em suas cortinas.
-
Acrescente cerca de 7,5 centímetros de sobra ao cálculo. Isso deixa 3,8 centímetros de cada lado — 2,5 cm para a bainha e 1,3 cm para dobrar e cobrir a borda do tecido.
-
Acrescente mais alguns centímetros de sobra para a costura, se necessário. Talvez seja preciso juntar os comprimentos do tecido para cortinas mais largas, que excedam a largura disponível para o seu tecido. Acrescente cerca de 1,3 cm de sobra para a costura em ambas as larguras do tecido nesse caso.