Como medir a relação perna/corpo

••• Jupiterimages/Comstock/Getty Images

A relação perna/corpo muitas vezes é usada para avaliar a saúde nutricional e o desenvolvimento, especialmente em crianças. Comprimentos mais longos de perna estão associados com uma probabilidade de melhor saúde, incluindo a redução do risco de adquirir câncer, diabetes e doenças cardíacas, além de contribuir para uma pressão sanguínea mais baixa e e uma menor mortalidade na fase adulta. Do ponto de vista puramente estético, esta medida é utilizada para determinar a atratividade de ambos os sexos, com a preferência geral sendo para as pernas proporcionalmente mais longas. Determinar a relação perna/corpo é algo que você pode facilmente fazer em casa.

Passo 1

Oriente a pessoa que está sendo medida para tirar os sapatos e permanecer em linha reta contra uma parede. Meça a altura da pessoa a partir do chão até o topo de sua cabeça. Registre a altura.

Passo 2

Agora com a pessoa sentada em uma cadeira, meça o seu tronco, a partir do topo da sua cabeça até a parte superior do assento da cadeira em que a pessoa está sentada. Esta medida é o comprimento do tronco.

Passo 3

Subtraia o comprimento do tronco da pessoa a partir de sua altura total. Esta medida é o comprimento da perna desta pessoa.

Passo 4

Faça uma proporção com as medidas da perna e do tronco. Por exemplo, se seu tronco mede 80 centímetros de comprimento e suas pernas medem 100 centímetros de comprimento, logo, o sua relação perna/corpo é 80:100.

Passo 5

Simplifique sua proporção. Neste caso, ambos os números podem ser divididos por 20, para obter uma proporção simplificada de 4:5.

Mais recentes

×