Como saber o melhor lugar para furar um poço

••• Comstock/Comstock/Getty Images

Os hidrólogos utilizam dados geológicos e guias de localização para decidir a nova posição de um poço. Embora o uso do poço possa variar, desde produção de água potável e irrigação, até controle da qualidade da água local, o objetivo é posicioná-lo num local e a uma profundidade que garantam suficiente água de qualidade. Os proprietários que desejem instalar um poço podem obter dados junto a Secretaria do Meio Ambiente para auxiliar na escolha do melhor local em suas propriedades.

Passo 1

Inspecione a propriedade procurando por áreas de águas rasas. Procure locais mais baixos, riachos ou plantas que gostem de água rasa, como os salgueiros. Será mais fácil, e mais barato, instalar um poço em uma localidade desse tipo.

Passo 2

Marque as áreas encontradas no mapa da propriedade. Caso ela seja muito grande, use um mapa topográfico que identifique depressões -- é mais fácil encontrar águas rasas nesses pontos do que em cumes e colinas.

Passo 3

Entre em contato com a Secretaria do Meio Ambiente ou com uma empresa de pesquisas geológicas para pedir cópias dos mapas de corte e hidrogeológico da área.

Passo 4

Procure no mapa por áreas que tenham pontos de água rasa e solo arenoso, fatores que costumam produzir poços com volume suficiente. Marque qualquer ponto em potencial no mapa da propriedade.

Passo 5

Veja dados sobre outros poços por perto. Muitas Secretarias guardam registros de poços existentes para lhe ajudar a determinar a profundidade e o local ideais para seu novo empreendimento. Marque qualquer novo lugar em potencial no mapa.

Passo 6

Desenhe o caminho dos encanamentos e das fiações existentes por cima do mapa da propriedade. Inclua canos que passem por baixo e também por cima da terra. Revise os pontos em potencial para o poço comparando-os com as novas informações.

Passo 7

Escolha um local para o poço que esteja longe de encanamentos e fiações, se possível. Caso você more próximo a uma área comercial, onde haja casos de contaminação, posicione o poço o mais longe possível das áreas contaminadas.

Mais recentes

×