A maior parte dos currículos de matemática não inclui a matéria até o segundo ano ou início do terceiro. As crianças começam a aprender a pular na contagem durante o jardim de infância, o que acaba dando-lhes o conhecimento fundamental necessário para a multiplicação. Embora conceitos matemáticos não familiares possam ser assustadores, a multiplicação é uma extensão da adição que elas já conhecem. Já que a maioria das crianças aos 6 ou 7 anos de idade ainda tem dificuldade em lidar com o abstrato, a melhor maneira de ensiná-los multiplicação é mantendo lições táteis e visuais. Alunos do primeiro ano podem trabalhar com objetos manipuláveis para compreenderem os conceitos por trás da multiplicação.
Instruções
-
Diga às crianças: "Vocês têm dois grupos de cinco M&Ms. Coloquem cinco de cada em dois copos de papel ou compartimentos da caixa de ovos. Quantos vocês possuem ao todo?" Explique que multiplicar é fazer grupos iguais e contar o número total. Cada copo representa um grupo e as peças representam o número de objetos em cada grupo. Portanto, dois grupos de cinco podem ser escritos como 2 x 5. Das duas maneiras, as crianças podem contar as peças nos copos para verificarem que a resposta é 10. Dê outros exemplos, permitindo que elas criem os modelos com os copos e peças e identifiquem a sentença correspondente de multiplicação e a resposta correta.
Loading... -
Escreva repetidamente no quadro uma sentença de adição como 10 + 10 + 10 + 10. Permita que as crianças trabalhem com quatro fileiras com 10 blocos de montar cada uma. Explique que, quando você adiciona o mesmo número duas ou mais vezes, é o mesmo que multiplicar grupos iguais. Pergunte quantos grupos ou fileiras iguais cada criança possui e quantas peças existe em cada grupo. Explique que o número de grupos iguais vezes o número de cada grupo é um caminho mais curto de escrever uma adição repetitiva. Existe quatro grupos iguais de 10 em 10 + 10 + 10 + 10, portanto, isso pode ser escrito na forma de 4 x 10, que é igual a 40. Dê mais exemplos para que as crianças possam associar adição repetida e sentenças de multiplicação.
-
Mostre a elas uma tabela de multiplicação e peça para que procurem por padrões nela. Elas devem perceber que cada coluna e fileira aumenta progressivamente de acordo com o número mais à esquerda ou mais acima. Explique que o padrão numérico mostra o padrão de respostas para os problemas de multiplicação nessa família de números. Por exemplo, em três colunas ou fileiras, você faz a contagem de três em três, portanto 3 x 1 é igual a 3, 3 x 2 é igual a 6, 3 x 3 é igual a 9 e assim por diante.