×
Loading ...

Como melhorar seu fôlego para tocar trompete

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Como melhorar seu fôlego para tocar trompete. É importante para um trompetista trabalhar e desenvolver os músculos usados para tocar o instrumento, muitas vezes chamados de embocadura. Aqui estão alguns exercícios que ajudarão você a desenvolver sua embocadura e aumentar seu fôlego para tocar.

Instruções

Aumente o fôlego para tocar trompete
  1. Pratique o "buzz" (isto é, faça seus lábios vibrarem, produzindo um som similar a um zumbido) sem um bocal. Esse exercício é uma ótima maneira de desenvolver sua embocadura, mesmo quando você não tiver um trompete em mãos. Finja que você está tocando e faça o "buzz" como se seus lábios estivessem no bocal. Tente mudar a tensão dos lábios, como você faria se estivesse praticando notas diferentes sem mudar o dedilhado. Pratique com o bocal sempre que puder e faça sons semelhantes a uma sirene, tocando das notas mais baixas até as mais altas que você conseguir.

    Loading...
  2. Mantenha uma nota pelo máximo de tempo possível. Essa é uma ótima forma de desenvolver a embocadura e também sua capacidade pulmonar e fôlego para tocar. Escolha uma nota que seja fácil, como um Sol, e tente mantê-la sem mudar o volume ou a altura do som.

  3. Pratique notas diferentes sem mudar o dedilhado. Comece com as válvulas abertas e toque a notas nessa ordem: Sol, Dó baixo, Sol, Dó, Mi alto, Dó, Sol - ou qualquer outra combinação de notas abertas. Em seguida, faça um intervalo descendente até chegar ao meio tom e toque a mesma progressão com a segunda válvula, passando para a primeira válvula e assim por diante. Comece do mais simples, com algumas notas e semínimas, passando, em seguida, para mais notas e ritmos mais complexos.

  4. Faça escalas para aumentar a resistência. Tocar em escalas é um excelente método de fazer um aquecimento e desenvolver a embocadura. Pratique tocando em escalas lentas e rápidas. Tente tocar a escala toda em um único sopro, sem colocar mais pressão nos lábios ou errar as notas.

  5. Toque o mais suavemente possível. Depois de fazer o aquecimento, toque algumas escalas ou uma música simples tão suavemente quanto você for capaz; quase inaudível, se possível. Isso pode ser um desafio para um trompetista, mas também poderá ajudá-lo a tocar mais alto, já que você precisa se concentrar em uma abertura de lábios menor ao tocar de maneira suave.

Loading...

Aviso

  • Não force demais sua embocadura. Qualquer que seja o método usado para aumentar a resistência, não o pratique em excesso, se não você pode acabar ficando impossibilitado de tocar por alguns dias. Comece devagar e gradualmente.
Loading ...
Loading ...