Como melhorar a latência no AmpliTube

••• Polka Dot RF/Polka Dot/Getty Images

Latência excessiva é um problema comum para um produtor de áudio digital. O termo se refere ao atraso entre a criação de um evento de áudio, por exemplo, um guitarrista tocando um acorde, e a chegada do sinal na saída. Por definição, todo sinal de áudio sofre um certo grau de latência. É impossível eliminá-lo completamente, mas pode-se minimizá-lo ao ponto de ser indetectável de ouvido. O AmpliTube, um plugin compreensível para modelagem de amplificação feita pela IK Multimedia tende, assim como a maioria dos plugins de amplificação, a sofrer com problemas de latência. No entanto, há algumas estratégias disponíveis para minimizar seu impacto.

Passo 1

Conecte sua interface de áudio ao seu computador via cabo USB. A maioria das interfaces no mercado, com exceção de alguns dispositivos avançados, é compatível com USB.

Passo 2

Conecte sua guitarra elétrica à interface de áudio e ligue-a.

Passo 3

Execute o AmpliTube no modo autônomo. Embora seja possível ajustar os parâmetros necessários enquanto estiver no modo plugin em um programa base, o modo autônomo auxilia a identificar a fonte de latência. O AmpliTube irá abrir e mostrar sua interface padrão. Provavelmente não será necessário estabelecer a entrada de áudio, já que o programa é projetado para usar a fonte mais provável disponível.

Passo 4

Abra o menu "Audio" e selecione "Hardware Settings".

Passo 5

Abra o menu "Buffer Size" e selecione um valor entre 144 e 64. Embora o valor de 144 possa minimizar a latência em sistemas atuais, alguns usuários podem, ainda assim, ter latência excessiva dependendo da configuração do sistema utilizado.

Passo 6

Toque algumas notas na sua guitarra. Se você ainda estiver tendo muita latência, reduza o parâmetro no menu "Buffer Size". Teoricamente, isso deve resolver problemas de latência. Mas, se o valor for muito baixo, o sinal começará a ficar alterado, em um fenômeno chamado de "arcticaction". Se reduzir o parâmetro não resolver, deixe no menor valor antes de obter o fenômeno e feche o painel "Hardware Settings".

Passo 7

Feche todos os programas em seu computador que você não esteja utilizando. Modeladores de amplificação usam muita RAM e CPU. Portanto, liberar a RAM auxilia no problema da latência.

Passo 8

Toque novamente a sua guitarra para testar a latência após fechar todos os programas desnecessários. Se a latência ainda estiver presente, pode ser que o problema esteja na sua interface de áudio. No entanto, aumentar sua RAM para 2GB ou mais resolve o problema em algumas situações.

Passo 9

Atualize os drivers ou programas associados com a interface de áudio, pois ocasionalmente pode haver conflito com a placa de som. Baixe e instale os drivers ou atualizações do site do fabricante.

Passo 10

Minimize os efeitos virtuais do AmpliTube se as etapas anteriores não resolveram o problema. Infelizmente, essa pode ser a única forma de resolver o problema, mas deve ser utilizada como último recurso, pois limita suas opções no uso do programa. Efeitos como distorção pesada, chorus e especialmente o reverb utilizam muita RAM e CPU.

Mais recentes

×