Como melhorar o vídeo de fitas VHS velhas

••• Comstock/Comstock/Getty Images

Se você é como a maioria das pessoas, provavelmente já se livrou do seu velho videocassete, preferindo um DVD ou Blu-ray player. No entanto, você pode ter hesitado por medo de não poder mais ver sua coleção de fitas VHS. Felizmente, com um pequeno investimento você pode converter sua coleção para DVD e melhorar a qualidade do vídeo no processo.

Conecte o aparelho de videocassete ao computador

Passo 1

Se o seu computador tiver conexões RCA (vermelha, branca e amarela), você pode conectar diretamente seu aparelho de videocassete a ele e pular para a seção 2.

Passo 2

Se seu dispositivo de captura de vídeo analógico tiver um disco de software, instale o software.

Passo 3

Conecte o dispositivo de captura de vídeo analógico à porta FireWire do seu computador e também a uma fonte de energia.

Passo 4

Ligue o videocassete às entradas RCA no dispositivo de captura analógico. Elas são vermelha, branca e amarela e estarão marcadas com o nome INPUT. O conector vermelho é para o canal de áudio direito, o branco é para o canal de áudio esquerdo e o amarelo para o vídeo.

Capture o vídeo

Passo 1

Abra o Sony Vegas Movie Studio Platinum clicando no ícone do programa. Caso não tenha um atalho do programa na sua área de trabalho, vá em Iniciar > Todos os Programas > Sony Vegas Movie Studio Platinum.

Passo 2

No menu "Project" (Projeto) do Vegas escolha a opção "Capture video" (Capturar vídeo). Quando solicitado, selecione "DV". Isso indica que você está capturando um vídeo de definição padrão, em vez de alta definição.

Passo 3

Coloque a fita VHS no aparelho.

Passo 4

Para iniciar a captura do vídeo, clique no botão "Capture Video" na caixa de diálogo "Video Capture". Agora pressione o botão "Play" no seu videocassete. Você deverá ver as imagens da fita VHS na tela do computador.

Refine a qualidade do vídeo

Passo 1

Clique no botão "Video Output FX" acima da janela de pré-visualização e selecione "Brightness and Contrast" (Brilho e Contraste), "Saturation Adjust" (Ajuste de Saturação) e "Color Corrector" (Corretor de Cor).

Passo 2

Na janela que aparecer, arraste as barras deslizantes de "Brightness" (Brilho) e "Contrast" (Contraste) para aumentar os níveis. Isso pode adicionar definição ao vídeo e melhorar a aparência desbotada das fitas antigas.

Passo 3

Se as cores parecerem muito saturadas, diminua a saturação, ajustando a barra deslizante na janela "Saturation Adjust". Tenha cuidado para não reduzi-la demais, ou o vídeo ficará preto e branco.

Passo 4

Se o vídeo tiver um tom esverdeado ou azulado, você pode reduzir o nível dessas cores na janela "Color Correction" (Correção de Cor). Ajuste as barras deslizantes até os tons parecerem mais naturais.

Passo 5

Em seguida, você pode deletar partes do vídeo. Para fazer isso, selecione na linha de tempo a parte do material não desejada e pressione a tecla "Delete" no teclado.

Passo 6

Se você desejar adicionar títulos ou créditos para o vídeo, clique na guia "Media Generators" (Geradores de mídia). Arraste um objeto de texto padrão para a linha de tempo. Em seguida, digite o texto que quiser no lugar das palavras "Sample Text" (Texto de Exemplo).

Grave o DVD

Passo 1

Para gravar o vídeo em um DVD, você deve primeiro transforma-lo em um arquivo MPEG-2. Clique no botão "Make Movie" na barra de ferramentas. Você será guiado por uma série de instruções através do processo de preparação do vídeo. Quando terminar, clique em "Yes" para enviar o vídeo para o DVD Architect Studio.

Passo 2

Insira um DVD-R ou DVD + R (DVD regravável) no seu gravador de DVD.

Passo 3

No DVD Architect Studio, clique no botão "Make DVD". Mais uma vez, você será guiado através do processo de gravação por uma série de instruções.

Mais recentes

×