×
Loading ...

As melhores madeiras para arcos laminados

Um arco pode ser feito de uma única peça de madeira (a escolha mais comum para arcos antigos, tal como para os arcos modernos "primitivos") ou ele pode ser feito de uma combinação de madeiras laminadas diferentes. Ao fazer um arco laminado, você pode usar diferentes tipos de madeira com base em suas qualidades.

Você pode fazer arcos laminados em casa de vários tipos de madeira (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Arcos de teixo

O teixo tem sido historicamente a madeira preferida para a confecção de arcos. O alburno do teixo é elástico, o que permite que o arco se curve, enquanto o cerne pode tolerar bem a compressão. Ao construir um arco laminado, é importante que a barriga (que fica de frente para o arqueiro) seja capaz de lidar com a compressão, enquanto a parte traseira (que está mais longe do arqueiro) deve ser capaz de se tensionar quando o arco for dobrado. O teixo é uma boa escolha para as costas do arco, e o cerne do teixo para a barriga. No entanto, o teixo não é tão facilmente disponível em qualidades adequadas para fazer arcos.

Loading...

Madeira para a parte traseira do arco

Escolhas comuns para a parte de trás do arco incluem o acer, nogueira e bambu, enquanto a madeira de limoeiro também pode ser usada. O bambu deve ser seco até que não haja umidade nele e antes que você possa usá-lo para fazer um arco. Ao escolher a madeira, é importante selecionar apenas peças em linha reta. A madeira de acer é muitas vezes considerada a melhor opção, especialmente para iniciantes, porque tende a ser rígida, lisa e reta, enquanto outros tipos de madeira podem ter alguns nódulos ou não ser totalmente rígidas.

Madeiras para a barriga e as costas do arco

A madeira Barringtonia calyptrata ou outras madeiras tropicais podem ser usadas para fazer a barriga do arco, juntamente com Chloroxylon swietenia e pau-rosa. Estas madeiras podem suportar as pressões de compressão quando o arco é puxado. Alguns arcos são feitos de até cinco tipos de madeira laminadas e incluem um núcleo igual, como na barriga e nas costas. O núcleo pode ser feito de Peltogyne, madeira de cerejeira ou Fraxinus. Às vezes, as madeiras exóticas, como vega chakte ou massaranduba são utilizadas para compor a barriga do arco.

Atrito interno

O objetivo na construção de um arco caseiro é criar um que atire uma flecha o mais rápido possível. O atrito interno no próprio arco pode fazer com que ele dispare de forma ineficiente, perdendo a energia e, portanto, a velocidade. O fabricante de arcos Dick Baugh descreveu um experimento em um artigo publicado no site Primitive Ways, em 2008, que determinava a quantidade de energia perdida por causa do atrito interno, usando um material de amostra antes de construir o arco propriamente usando esse material. A amostra é presa no lugar e, em seguida, dobrada a uma certa distância e deixada recuar para trás. Então, a distância de recuo é medida para determinar o grau da perda de energia. Esta experiência pode ajudar no momento de decidir qual o tipo de madeira usar na construção de um arco.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...