As melhores maneiras de remover os parafusos presos às buchas

Retirar um parafuso preso em uma bucha pode levar algum tempo

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Existem muitos tipos diferentes de buchas, mas não existem muitas soluções para a remoção de um parafuso que ficou preso nela. Quando um parafuso fica preso em uma bucha, ela geralmente gira com ele quando se tenta removê-lo, o que pode causar frustração, pois a bucha pode simplesmente estar embutida na parede ou ter as abas impedindo sua saída.

Tipos de buchas

As buchas podem ser de metal ou plástico, e os parafusos podem, igualmente, ficar presos em ambos os tipos. As plásticas podem ser cônicas ou retas, e se prendem ao buraco quando o parafuso é encaixado nelas. Além disso, algumas buchas de plástico possuem abas que se expandem no interior da parede. Os parafusos de alternância possuem uma função similar. Outro tipo de bucha de metal é a expansiva; ela se alarga e possui as abas das buchas comuns. Algumas buchas de metal e de plástico têm ondulações que as prendem à parede.

Segurando a bucha

Se a bucha está se movendo junto com o parafuso, normalmente pode-se retirá-lo segurando a bucha com um alicate. É possível fazer isso, desde que possa ver a borda da bucha. Posicione as pontas do alicate ao redor da borda e segure-a firme, enquanto retira o parafuso. Talvez seja necessário fazer um buraco na parede para obter uma boa aderência. Se a bucha for de metal, a pulverização de uma pequena quantidade de lubrificante atrás da cabeça do parafuso poderá ajudar a removê-lo.

Aplicando pressão externa

Se quiser, pode colocar a ponta de uma chave de fenda atrás da cabeça do parafuso para alcançar as abas da bucha e dos parafusos de alternância contra a parte de trás da parede e erguer o parafuso. Em muitos casos, a aplicação de força é suficiente para impedir que a bucha gire com o parafuso. Se aplicar esse tipo de pressão externa sobre a bucha, estará mais propenso a puxá-la para fora do que desapertar o parafuso, dessa forma, provavelmente será melhor deixá-lo onde está.

Corte a bucha

Cortar a bucha é o último recurso, mas pode ser sua única opção se não conseguir de nenhuma outra maneira. Essa estratégia geralmente é necessária apenas quando se está lidando com buchas de abas e parafusos de alternância, pois os de expansão quase sempre são retirados facilmente. Faça um buraco pequeno que possa ser corrigido e corte, com um estilete, o mais próximo da bucha possível. Puxe o parafuso com a ajuda de um martelo. Remende o buraco com argamassa e gesso.

eHow Brasil
×