Ferramentas manuais para quebrar pedras

Um martelo de quebrar pedras tem um lado reto e um picador

a hammer image by timur1970 from Fotolia.com

Desde procurar fósseis até construir muros de pedra, existem inúmeros motivos pelos quais alguém pode querer quebrar pedras. Ao longo da História e até hoje, a forma mais comum de fazê-lo é utilizando ferramentas simples, manuais. E, assim, o sucesso de qualquer projeto está garantido com a escolha da ferramenta mais adequada para o trabalho.

Marro ou Malhete

O marro (ou malhete) tem uma cabeça em forma de malho e é normalmente usado junto com uma talhadeira que será golpeada para quebrar pedras planas ao se construir um muro de pedras. As cabeças geralmente são feitas de aço forjado. Se for o caso, existem ainda marros feitos de bronze ou latão, metais que não soltam faíscas. Os malhetes usados em escavações arqueológicas são chamados de martelos rompedores. Essa ferramenta também é usada para quebrar pedras preciosas grandes e para talhar pedras.

Cinzel

A talhadeira (ou cinzel) para pedras é uma ferramenta cilíndrica de metal com uma ponta plana em forma de barbatana, que é deslocada sobre uma linha-alvo na pedra enquanto a ferramenta é golpeada com um marro com o objetivo de quebrar a pedra gradualmente. Talhadeiras também podem ser feitos de aço forjado. Existem ainda disponíveis jogos de cinzel com diversas ferramentas e pontas de diferentes tipos.

Machadinha

Outra opção disponível é a machadinha, espécie de machado manual pequeno, utilizado de modo muito semelhante ao do cinzel. A machadinha é usada com a lâmina posicionada ao longo da linha-alvo e a parte traseira é golpeada com o marro. Ao quebrar pedras, seja com o cinzel ou com a machadinha, trabalhe devagar e com batidas leves do martelo para que a pedra se rompa de forma mais precisa e uniforme.

Martelo de cantaria

O martelo de cantaria, também chamado de picador de pedras, tem um formato similar ao de um martelo comum, mas possui um gume ao invés de um pé-de-cabra no lado oposto ao da cabeça de golpear. A cabeça e o gume são usados em conjunto para cuidadosamente picar e escavar a pedra. Esse tipo de martelo geralmente é usado para fins geológicos.

Camartelo

É usado por pedreiros para quebrar tijolos e pregar pregos. O camartelo se parece muito com o martelo de cantaria, com a cabeça chata de um lado e um cinzel afiado do outro.

Marreta

Para escavar grandes blocos de rocha ou demolir determinadas estruturas de pedra, usa-se geralmente uma marreta. As marretas são maiores e mais pesadas que o martelo para golpes mais concentrados e mais poderosos. Existem marretas de vários pesos, entre dez e 40kg.

eHow Brasil
×