×
Loading ...

Metais que são resistentes ao reagir com água e com o ar

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Metais parecem perpétuos, mas mesmo a substância mais resistente se quebra em algum momento. A ferrugem e a corrosão podem degradar qualquer tipo de metal com o tempo. Alguns metais, entretanto, são extremamente resistentes a isso. A corrosão é causada pela exposição ao ar e água, e metais que são menos reativos a essas substâncias podem resistir à corrosão por muito mais tempo que metais reativos. Os três metais mais comuns que são menos reativos são prata, ouro e platina, apesar de haver metais parecidos. Alguns metais são reativos, mas podem proteger metais formando uma camada protetora.

A corrosão nessas telhas de metal são causadas pela reação com a água e com o vento (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Prata

A prata é comum para a maioria das pessoas apesar de ser amplamente usada nas joias. Ela é a base para a descrição do metal; a maioria dos metais acinzentados são descritos como "cor prata". Além disso, ela é um dos metais menos reativos, tornando-a mais resistente à exposição, além de ser resistente ao ácido clorídrico e sulfúrico. Quando a prata sofre corrosão, começa a ficar preta, mas pode ser facilmente restaurada ao seu brilho original.

Loading...
Prata e ouro são usados para fazer jóias (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

Ouro

O ouro é muito resistente à corrosão, ainda mais resistente que a prata. Ele é pouco resiliente, portanto é normalmente reforçado para adquirir força, mas sua baixa reatividade o faz manter sua cor distintiva apesar de sua exposição à água ou ao vento. Esse é o motivo do ouro ser muito procurado para joias. Os quilates das joias de ouro mostram o quão puro ele é, com 24 quilates representando 97 por cento ou mais de ouro puro. Quanto maior a quantidade de quilates, menos resiliente é o ouro, porém sua joia será mais resistente a danos causados por água e vento.

Platina

A platina é o metal menos reativo e pode ser encontrado com relativa facilidade. Ela tem cor branco acinzentado, como a prata, e também é usada em joias. Além disso, também pode ser usada para fazer equipamentos científicos como cadinhos ou conversores catalíticos veiculares, que costumavam ser feitos de ouro.

A platina está se tornando popular para anéis de casamento e de noivado (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Metais nobres

Prata, ouro e platina têm muitas coisas em comum. Eles estão no mesmo grupo da tabela periódica, algumas vezes chamados de metais nobres, que é composta de metais não reativos que são todos sólidos em temperatura ambiente. O resto dos metais são extremamente raros, apesar de alguns estarem se tornando mais notáveis por serem bons para fazer joias, como o paládio e o ródio, que fazem joias tão boas quando as de prata e ouro.

Outros metais

Metais podem proteger uns aos outros da corrosão. O zinco e latão são usados para proteger metais mais reativos, como ferro e liga de aço. Eles são banhados no metal mais reativo e formam uma barreira que demora mais para ser corroída que um item com base em ferro. Você pode perceber isso em latas velhas, onde a lata está banhada em cima do aço para protegê-la.

O alumínio é um caso especial. Ele é altamente reativo, porém resistente à ferrugem e pode proteger outros metais. Isso ocorre porque a reação do alumínio ao ar é se combinar com o oxigênio e criar uma camada de óxido de alumínio. Essa camada resiste à corrosão, protegendo o alumínio por baixo.

O alumínio resiste a corrosão por causa da reação incomum do metal (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...