Como fazer com que meus dois hamsters parem de brigar

Condições inadequadas de vida e hamsters de personalidades fortes podem resultar em brigas com lesões permanentes ou morte

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

Os hamsters sírios são, por natureza, animais solitários e devem ser sempre mantidos assim. Os hamsters anões russos, chineses e Roborovski são mais sociais e preferem viver em pares ou pequenos grupos. Ainda em relação a esta variedade social, condições inadequadas de vida e personalidades fortes podem resultar em brigas com lesões permanentes ou morte.

Primeiras impressões

Similar aos humanos, alguns hamsters pode ser seletivos no que se refere a divisão de seus espaços, sendo que em alguns casos crias da mesma ninhada são melhores companheiros porque já compartilham uma conexão desde o nascimento. As brigas geralmente começam quando eles atingem a maturidade, e as fêmeas geralmente se dão melhor com parceiras do mesmo sexo do os machos. A causa mais comum das brigas entre hamsters acontecem quando um novato é colocado em um espaço já ocupado por outro animal, já que eles são muito territoriais e baseiam muito do seu comportamento no cheiro. Quando começam a brigar, sejam parentes ou não, precisam ser separados temporariamente e reunidos depois que o todo o habitat for limpo com água morna e detergente líquido. A reunião deve acontecer em um território neutro, fora da gaiola, para que depois sejam recolocados na gaiola limpa e sem cheiro. Eles devem ser observados de perto para o caso de mostrarem algum descontentamento.

Lar doce lar

Uma vez que o problema do odor esteja resolvido, a melhor maneira de impedir que briguem é certificar-se de mantê-los em um ambiente espaçoso e estimulante. Ambientes apertados podem torná-los temperamentais e quanto maior a gaiola, menores as chances de brigas. Outra alternativa para amenizar as brigas é a disposição de espaços onde os animais possam ficar sozinhos por um tempo. Diversos brinquedo e uma alimentação farta também poderão mantê-los entretidos e felizes.

Vidas separadas

Algumas vezes apesar de todos os esforços, os hamsters simplesmente não irão tolerar a companhia. Quando isto acontece, existem duas maneiras que podem impedi-los de brigar. A primeira permite que eles permaneçam na mesma gaiola mas com alguma espécie de divisão, como um pedaço de cartolina ou vidro. Se esta não for uma opção em função do estilo do habitat e um ou os dois hamsters têm mostrado sinais de lesões, a única opção é separá-los permanentemente em habitats mais adequados.

eHow Brasil
×