×
Loading ...

Por que meus periquitos australianos brigam?

Os periquitos australianos costumam se dar bem um com o outro quando dois ou mais dividem o mesmo espaço. Contudo, algumas vezes, essa boa convivência deixa de existir por vários motivos e você os verá, frequentemente, impacientes, irritados ou gritando um para o outro. Esses são indicativos de uma briga e pode afetar a saúde das aves a longo prazo por conta do estresse constante.

Os periquitos australianos são aves calmas, mas as vezes podem ser barulhentos (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Estabelecendo autoridade social

Em seus habitats naturais, os periquitos australianos vivem em bandos com centenas ou milhares de pássaros. Algumas vezes, os que são do sexo oposto ou do mesmo brigam para decidir a hierarquia social entre os membros da colônia. Isso pode acontecer quando muitos periquitos dividem a mesma gaiola. Ainda que, ocasionalmente, ocorram disputas, nunca é algo sério.

Loading...

Competição

Se muitos periquitos australianos, machos e fêmeas, vivem na mesma gaiola, você pode observar que há mais brigas entre os animais do mesmo sexo do que entre os que são do sexo oposto. As vezes, mais de um macho pode disputar a mesma fêmea, levando a gritos e, possivelmente, bicadas.

Disputas de território

Os periquitos australianos machos raramente brigam por espaço na gaiola, enquanto que as fêmeas são, instintivamente, mais territoriais. Para elas, é como se fosse um ninho, o qual precisam vigiar contra invasores. Você pode até mesmo encontrar algumas agindo defensivamente em relação aos outros machos para proteger seu território.

Por essa razão, os donos devem inserir novos periquitos australianos com muito cuidado. Mantenha-os em gaiolas separadas. Permita que tenham tempo suficiente para interagirem entre si e só depois abra as gaiolas. Uma vez que tenha certeza que possam viver juntos, mude-os para um viveiro maior, para que, assim, tenham a mesma quantidade de espaço que tinham antes. Providencie comedores, bebedouros e brinquedos separados para evitar brigas por esses objetos.

Tendência para brigas perigosas

Enquanto muitas das brigas possam acabar depois de alguns gritos, disputas sérias podem criar problemas de saúde severos para animais tímidos. Alguns periquitos australianos simplesmente não conseguem se dar bem com outros vivendo na mesma gaiola e podem estressar os outros membros. Os donos devem monitorar seus periquitos sempre para garantir que continuem saudáveis. Se você ver que suas aves estão fracas e perdendo peso, então você terá que observá-las intencionalmente para descobrir qual é o animal problemático.

Precauções

Os periquitos australianos que, depois de uma briga, são dominados ou ficam estressados podem se tornar violentos por um tempo. Se você ver periquitos tirando as próprias penas ou bicando os outros, precisará ter muito cuidado enquanto lida com eles depois de uma disputa. Não abra a porta da gaiola, pois podem voar e te bicar. Acalme-os falando suavemente e coloque o estressado em sua mão. A maioria deles tornam-se bem dóceis quando retirados da gaiola. O melhor a se fazer é separar os periquitos caso fiquem muito violentos durante uma briga.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...